Mods para GTA San Andreas recriam funkeiros e roupas famosas nos 'rolezinhos'

Por Redação | 12.02.2014 às 12:09
photo_camera Divulgação

Disponível para Xbox 360 e PlayStation 3, Grand Theft Auto V já vendeu mais de 32 milhões de cópias no mundo todo. No entanto, a versão do jogo para PC é uma das mais aguardadas, principalmente por conta das centenas de modificações (os chamados "mods") criadas pelos próprios jogadores. Mas enquanto isso não acontece, os gamers se divertem colocando mods em outro título bastante popular da franquia, o GTA San Andreas.

Acontece que essas alterações retratam dois dos assuntos mais comentados dos últimos meses: o funk ostentação e estilo oficial dos "rolezinhos", aqueles encontros feitos por jovens e adolescentes que foram proibidos em vários shopping centers do Brasil. Saiu na Folha de São Paulo.

Em uma das modificações, é possível vestir camisetas, tênis, bonés e óculos de marcas famosas entre esse tipo de público, como Hollister, Mizuno, Quiksilver e Evoke. Para quem gosta do estilo musical, o próprio personagem pode ser modificado e ficar com a cara e aparência de funkeiros como MC Guimé (intérprete da música "Plaque de 100") e MC Rodolfinho ("Como É Bom Ser Vida Loka").

GTA San Andreas

Tênis, roupas e óculos das marcas Mizuno, Evoke e Quiksilver são alguns dos destaques dos mods dos funkeiros. (Foto: Reprodução)

Veículos também podem ser customizados para ficar como os da vida real, incluindo o modelo e a fabricante do automóvel, como Chevrolet (Corsa) e Volkswagen (Gol). E se por um acaso alguma autoridade aparecer para acabar com os crimes e delitos do jogador, os carros, viaturas, motos e camburão chegam caracterizados com as cores e uniforme da Polícia Militar de São Paulo. Existem mods até para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Corpo de Bombeiros.

GTA San Andreas

Viaturas da PM podem ser encontradas em um dos sites que hospedam as modificações. (Foto: Reprodução)

"É só zoeira mesmo, uma diversão", relata um dos responsáveis por sites que reúnem esses mods, um estudante que preferiu não se identificar e aprendeu a manusear as ferramentas necessárias por meio de tutoriais na rede. Apesar da boa recepção de alguns usuários, o estudante diz que não pretende fazer da prática uma profissão.

A confecção das bermudas, carros e outros itens é feita com a utilização de programas como Photoshop, 3D Max e ZModeler. Todo o material está disponível de graça na internet, e a maioria das desenvolvedoras de jogos não condena ou proíbe a prática, que pode ser feita em outros jogos - os mais famosos são os da série GTA, da Rockstar Games, e The Elder Scrolls, da Bethesda. A instalação também não é difícil e seu processo é rápido.

GTA San Andreas

Roupas, aparência e outros aspectos são customizados pelos jogadores. (Foto: Reprodução)

Um dos sites brasileiros que reúne várias dessas modificações é o Mods GTA San Andreas. Lá é possível encontrar todo tipo de conteúdo para tunar o jogo para computador. Entre as opções mais recentes estão alguns modelos de carros vistos em Grand Theft Auto V.