Microsoft vai liberar uso de apps de streaming no Xbox sem assinatura Gold

Por Redação | 13.05.2014 às 13:19
photo_camera Divulgação

Uma das principais reclamações de donos dos consoles da família Xbox é a obrigatoriedade de ser um assinante Gold da Xbox LIVE para acessar serviços de streaming como Netflix e Hulu - as mesmas funcionalidades podem ser acessadas gratuitamente no PlayStation 3, PlayStation 4, Wii e Wii U. Mas isso está prestes a mudar, pois a Microsoft confirmou que não será mais necessário ter uma assinatura para utiilizar esses programas.

A notícia começou como um rumor publicado pelo site Ars Technica, mas só nesta terça-feira (13) foi confirmada por Phil Spencer, líder da divisão Xbox. Na prática, apenas será removida a exigência de possuir esse tipo de inscrição para utilizar tais aplicativos que, em alguns casos, possuem a própria assinatura paga, como é o caso da Netflix. Com as novas regras, os donos do Xbox One e Xbox 360 poderão usar livremente serviços como o 4OD, Skype, Internet Explorer e YouTube mesmo não sendo um assinante Gold.

A mudança seria não apenas uma estratégia para a Microsoft se igualar às concorrentes, mas também se preparar para oferecer conteúdos televisivos próprios, como uma série exclusiva relacionada com o universo Halo. A produção do material já foi confirmada pela empresa, mas ainda não está claro como ele será oferecido. Acredtia-se, no entanto, que todo o conteúdo será disponibilizado pela Xbox LIVE e também por um aplicativo terceirizado de streaming, o que permitiria sua exibição em outras mídias.

Além das alterações nas políticas da LIVE, a companhia anunciou que o Xbox One será vendido sem o Kinect a partir do dia 9 de junho, mesma data em que os apps serão liberados para acesso gratuito. No mesmo mês chega ao novo console o Games With Gold, serviço que oferece mensalmente dois jogos gratuitos para quem possui uma assinatura Gold. O bundle do Xbox One + Kinect continuará sendo vendido pelos mesmos US$ 499.

Mais detalhes sobre o novo sistema da LIVE e do Xbox One sem Kinect serão revelados na conferência da empresa na E3, que acontece no dia 9 de junho, em Los Angeles (EUA), às 13h30 (horário de Brasília).