Microsoft pode apostar em jogos cross-plataform para Xbox e PCs

Por Redação | 17 de Outubro de 2013 às 10h40

É um sonho antigo dos gamers: poder jogar no console contra pessoas utilizando um PC, ou vice-versa. A questão é simples, mas a resposta é complexa: se o jogo é o mesmo no console e no PC, por que não podemos jogar um contra o outro?

O grande problema é que a arquitetura dos sistemas dos consoles é bem diferente da dos PCs. Apesar de ser basicamente o mesmo jogo, por ser desenvolvido de outra forma, ele é, em teoria, um jogo totalmente diferente, apesar de na prática parecer o mesmo.

Para ser justo, já houve tentativas de jogos como Shadow Run, que permitia que jogadores do Xbox 360 jogassem contra quem rodava o game no PC, mas o recurso não foi muito bem sucedido. Mas talvez a Microsoft esteja pensando em trazer isso de volta para o Xbox One e PCs.

Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Studios, deu a entender ao AusGamers que a empresa está pensando seriamente no caso. "Eu não estou permitido vazar coisas, mas eu acho que o que você está dizendo faz muito sentido. Agora, temos diferenças entre jogos no Windows e em consoles de games... de fato, se você voltar no Shadow Run para Xbox 360 – algo em que eu trabalhei – tivemos jogadores de PCs jogando contra jogadores do Xbox 360. Nós não tivemos muito sucesso na ocasião, mas aprendemos muito com isso", disse o executivo quando questionado sobre o assunto.

"No começo deste ano, lançamos o Skulls of the Shogun, um game que foi disponibilizado nas três plataformas no mesmo dia, e você pode começar o jogo em uma plataforma e então salvar o jogo na nuvem e continuar jogando em qualquer tela. E Halo: Spartan Assault tem alguns links com Halo 4, mesmo sendo jogos totalmente diferentes", acrescentou Spencer.

Spencer falou também um bocado sobre a Xbox Live e como a plataforma permite que o jogador sincronize suas conquistas e jogos na nuvem para jogar tanto no PC quanto no smartphone ou tablet. Pelo que deixou a entender, a Xbox Live pode ser a aposta da Microsoft para tornar os jogos mais "cross-platform", acessíveis em diferentes sistemas e telas.

Há espaço para o cross-plataform no mercado?

Apesar de ser algo frequentemente pedido pelos usuários, a verdade é que talvez o custo de desenvolver jogos acessíveis em várias plataformas não seja compensatório ainda. Na maioria das vezes, ao jogar um título online, você acaba jogando com estranhos ao redor do mundo, e não faz realmente muita diferença se estiver jogando no PlayStation, Xbox ou no PC. Você quer apenas poder jogar com outras pessoas.

A ideia é útil quando você quer, por exemplo, jogar um título como Call of Duty com um amigo, mas ele só possui a versão para PC e você só possui a versão para Xbox. Ainda assim, esses casos parecem não ser numerosos o suficiente para garantir um aumento considerável nas vendas de um determinado jogo.

Claro, isso poderia ficar mais interessante se houvesse uma compatibilidade entre o PlayStation e o Xbox, além do PC, o que deveria garantir que mais grupos de amigos se juntassem para se divertir com um jogo, mas é difícil imaginar que a Microsoft esteja disposta a adaptar seus títulos para a plataforma concorrente da Sony.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.