Microsoft lança o Project Spark, que permite jogador criar seus próprios jogos

Por Redação | 08 de Outubro de 2014 às 09h57

Com foco na interatividade, a Microsoft lançou oficialmente o Project Spark, um mundo virtual com ferramentas que possibilitam que os jogadores criem seus próprios jogos de maneira simples e intuitiva.

Curiosamente, a empresa está lançando o projeto como sua resposta para Minecraft, o super sucesso pixelizado criado pela Mojang, que ganhou o público por permitir que seu conteúdo fosse gerado pelo usuário. Mas a parte realmente curiosa é que a Microsoft tembém é dona do Minecraft, adquirido pela empresa há algumas semanas por US$ 2,5 bilhões.

Depois de um período de testes beta de seis meses, o Spark tem mais de 1 milhão de criadores, que registraram mais de 4 milhões de horas jogadas e 70.000 jogos criados que já podem ser jogados pelos fãs. Todos os dias, uma grande quantidade de conteúdo novo vai ao ar, para que cada login seja uma experiência inédita.

Segundo Saxs Persson, produtor executivo da Equipe da Microsoft de Dakota - estúdio responsável pelo Project Spark -, os desenvolvedores trabalharam durante dois anos e meio para criar uma plataforma que tem o objetivo de democratizar a produção de games.

A equipe fez isso através da construção de ferramentas fáceis de usar para criar, reproduzir e compartilhar ambientes de jogo dentro de um espaço virtual. É possível criar jogos a partir do zero ou mesmo personalizar um mundo pré-construido.

"Nós ficamos impressionados com o tamanho de nossa comunidade", disse Persson em um vídeo.

project spark

Segundo o Venture Beat, para tornar o Project Spark possível, os desenvolvedores trabalharam com o Kodu, linguagem de programação visual usada em escolas de todo o mundo e que pode ser utilizada por usuários de todas as idades. Não é necessário nenhum conhecimento em programação para criar com o Spark, já que a Microsoft trabalhou para desenvolver uma versão do Kodu totalmente intuitiva e simples e que, além de tudo, recompensa os jogadores por aprender habilidades de programação, sem que eles percebam que estão fazendo isso.

Tudo foi pensado pela praticidade. O jogo conta com um tutorial eficiente e a personalização do mundo pode ser feita utilizando apenas mouse e teclado. Contudo, também existe compatibilidade para dispositivos com tela touch, o que facilita ainda mais a criação de designs.

É possível, ainda, clicar em um ícone para acessar os "acessórios" que podem ser inseridos no mundo, como caixas, por exemplo. Você pode criar novos acessórios, modificando, juntando, cortando ou quebrando os acessórios disponíveis. Basicamente, o que existe na biblioteca são blocos de construção que podem ser vistos de diferentes perspectivas e estão apenas esperando para serem modificados e transformados naquilo que a sua imaginação for capaz de criar.

As possibilidades de criação não se restringem ao ambiente, é claro. Project Spark não é apenas um criador de mundo, ele é um criador de jogos. Então é preciso que o mundo possua interatividade.

Algumas das criações têm comportamentos padrão uma vez que você os coloca no mundo. Um personagem pode saltar ou caminhar. Um duende vai atacar o seu personagem se você colocá-lo no mundo, pássaros voarão para longe se você abordá-los, etc.

Os objetos também têm características físicas personalizáveis. Você pode alterar o peso e a massa de um objeto específico para criar um jogo baseado nas leis da física, com pedras rolando do topo de colinas sobre seus inimigos, por exemplo. Você pode até mesmo colocar um "cérebro de duende" em um pássaro, para torná-lo um NPC hostil.

O Project Spark é gratuito e já está disponível para download através das lojas do Xbox One e do Windows 8.1. É possível desbloquear conteúdo adicional usando créditos adquiridos durante o gameplay, ou ainda através da compra de fichas com dinheiro real. O conteúdo adicional inclui skins, o modo aventura, características de campeão, mais possibilidades de criação e um modo multiplayer.

Segundo a Microsoft, o Project Spark é uma plataforma em constante desenvolvimento e nunca estará oficialmente terminada. É um jogo em constante evolução, já que é moldado pela própria comunidade.

Se você está curioso e quer aprender a utilizar a plataforma, o Mescad, canal do YouTube especializado em criar tutoriais, já possui mais de 100 tutoriais sobre o game disponíveis.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.