Copa:McDonald's cria jogo de futebol em realidade aumentada com caixas de batata

Por Redação | 02 de Julho de 2014 às 07h35
photo_camera Divulgação

A rede norte-americana de fast food McDonald's está apostando pesado no sucesso da Copa do Mundo 2014 e, pela primeira vez na história, promoveu a mudança do design da caixa de um dos seus itens mais vendidos em todo o mundo para homenagear o evento esportivo que está sendo realizado no Brasil. Agora, ao invés do tradicional vermelho, as caixinhas de batatas fritas da companhia vêm com um desenho comemorativo ao mundial futebolístico e que pode ser utilizado em um jogo de futebol de realidade aumentada.

Para brincar, o jogador precisa baixar o app para smartphones e tablets na página oficial da campanha, instalá-lo no dispositivo móvel e mirar a câmera para a caixa comemorativa de batatas fritas. O app se encarrega de transformá-la em uma trave e a mesa no gramado de um campo de futebol.

Pela primeira vez na história a rede de fast food alterou o design das tradicionais caixinhas vermelhas para desenhos em comemoração ao mundial futebolístico. Com ele, caixas podem ser usadas como traves em jogo de realidade aumentada

Pela primeira vez na história a rede de fast food alterou o design das tradicionais caixinhas vermelhas para desenhos em comemoração ao mundial futebolístico. Com ele, caixas podem ser usadas como traves em jogo de realidade aumentada (Imagem: Reprodução)

O jogo é simples e apresenta uma bola virtual que deve ser chutada para o gol. A cada gol feito, no entanto, objetos virtuais vão aparecendo na tela e desafiando o jogador a fazer chutes cada vez mais mirabolantes para alcançar o objetivo. Outros objetos reais também se transformam em elementos virtuais no jogo de realidade aumentada.

O game foi feito em conjunto com dezenas de artistas, que também participaram do projeto de redesign das caixinhas da guloseima. Para a companhia, o momento da Copa do Mundo não poderia ser mais propício. "Estamos animados com essa iniciativa de engajamento e interação dos nossos consumidores com nossa mundialmente famosa batata frita", disse Steve Easterbrook, vice-presidente e diretor global do McDonald's em um comunicado à imprensa.

Já para Natasha Weinstein, diretora de contas da agência Trigger, a criadora do game, o app é uma "ferramenta poderosa de marketing para a empresa", chegando a superar comerciais televisivos e publicidade em mídias impressas.

Muito embora o game exija que uma caixinha de batatas fritas personalizada seja utilizada, Weinstein garantiu que isso se modificará quando o evento futebolístico chegar ao fim. "Colocaremos novas caixinhas que poderão ser utilizadas como gol em circulação quando a Copa acabar. Portanto todos poderão se divertir", disse a executiva.

Para o McDonald's, o grande atrativo do game é a possibilidade de inventar chutes utilizando os objetos virtuais que estão na tela. Tabelinhas com paredes, blocos, latas de lixo e coisas do tipo têm inspirado pessoas a criarem as mais diversas formas de alcançar o objetivo final, que é fazer o gol. "A recepção pelo público tem sido muito boa até aqui", disse Weinstein em nome da rede de restaurantes. "Uma vez acostumado com o estilo do jogo, você poderá criar chutes realmente interessantes", finalizou.

O aplicativo GOL! de realidade aumentada é gratuito e pode ser baixado tanto para dispositivos iOS quanto Android no site oficial da campanha.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.