Maioria dos brasileiros usa mais de um dispositivo para games

Por Redação | 09 de Março de 2015 às 10h48

Os brasileiros gostam de usar mais de um dispositivo para jogos, com vantagem para os smartphones. Esta é uma das conclusões da Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela desenvolvedora de games Sioux juntamente com a empresa especializada em consumo Blend New Research e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A pesquisa cobriu 25 Estados e o Distrito Federal, com 909 entrevistas realizadas em janeiro. "Tivemos uma boa consistência dos dados e uma evolução gradual do mercado. Aproveitamos para incluir novos segmentos para ampliar a visão 360º do setor de games", diz Lucas Pestalozzi, presidente da Blend Research International.

"O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, porém a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas só fazem downloads gratuitos", complementa Guilherme Camargo, CEO da Sioux.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

O gamer brasileiro continua com um perfil multiplataforma, com 78,6% utilizando mais de um dispositivo. O mais popular é o smartphone, com 82,8% da amostra, ultrapassando o computador/notebook, que na Pesquisa Game Brasil 2013 estava na liderança, com 71,3% e os consoles (56,2%). Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, 6,4 pontos percentuais a mais do que no painel passado. "A novidade ficou por conta da expansão das Smart TVs, que já aparecem como uma plataforma para jogos com 6,1%", afirma Lucas, da Blend Research International.

PESQUISA GAME BRASIL

Em 2013, as mulheres representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel já são 47,1% e a faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos. "Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos os sexos e idades, apenas 9,3% se consideram 'gamers de verdade' uma vez que a grande maioria joga como uma forma de entretenimento casual", comenta Guilherme Camargo.

Com relação aos consoles, o mais utilizado é o Xbox 360 (42,9%), seguido do PlayStation 2 (38,9%), PlayStation 3 (30,3%), PlayStation 4 (10,4%), Wii (9,8%), Xbox One (7%) e outros (6,4%). A maioria afirmou que possui mais de um videogame em casa.

PESQUISA GAME BRASIL

A pesquisa também levou em consideração quais são as forma de entretenimento que mais agradam os entrevistados: os jogos eletrônicos (92,7%) ficaram à frente da prática esportiva (86,7%), mas ainda atrás do acesso a redes sociais (92,9%), cinema (93,4%) e sair com amigos (96,3%).

A Pesquisa Game Brasil foi realizada pela primeira vez em 2013, em parceria com o núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. O levantamento abordou os hábitos de consumo focado principalmente no segmento mobile. Para o novo estudo, houve uma ampliação nos setores, que agora abrange não apenas smartphones e tablets como também consoles e computadores, além de novos temas como o comportamento de pais e filhos em relação ao uso de jogos nos momentos de lazer.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.