Maioria dos brasileiros usa mais de um dispositivo para games

Por Redação | 09.03.2015 às 10:48

Os brasileiros gostam de usar mais de um dispositivo para jogos, com vantagem para os smartphones. Esta é uma das conclusões da Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela desenvolvedora de games Sioux juntamente com a empresa especializada em consumo Blend New Research e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A pesquisa cobriu 25 Estados e o Distrito Federal, com 909 entrevistas realizadas em janeiro. "Tivemos uma boa consistência dos dados e uma evolução gradual do mercado. Aproveitamos para incluir novos segmentos para ampliar a visão 360º do setor de games", diz Lucas Pestalozzi, presidente da Blend Research International.

"O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, porém a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas só fazem downloads gratuitos", complementa Guilherme Camargo, CEO da Sioux.

O gamer brasileiro continua com um perfil multiplataforma, com 78,6% utilizando mais de um dispositivo. O mais popular é o smartphone, com 82,8% da amostra, ultrapassando o computador/notebook, que na Pesquisa Game Brasil 2013 estava na liderança, com 71,3% e os consoles (56,2%). Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, 6,4 pontos percentuais a mais do que no painel passado. "A novidade ficou por conta da expansão das Smart TVs, que já aparecem como uma plataforma para jogos com 6,1%", afirma Lucas, da Blend Research International.

PESQUISA GAME BRASIL

Em 2013, as mulheres representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel já são 47,1% e a faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos. "Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos os sexos e idades, apenas 9,3% se consideram 'gamers de verdade' uma vez que a grande maioria joga como uma forma de entretenimento casual", comenta Guilherme Camargo.

Com relação aos consoles, o mais utilizado é o Xbox 360 (42,9%), seguido do PlayStation 2 (38,9%), PlayStation 3 (30,3%), PlayStation 4 (10,4%), Wii (9,8%), Xbox One (7%) e outros (6,4%). A maioria afirmou que possui mais de um videogame em casa.

PESQUISA GAME BRASIL

A pesquisa também levou em consideração quais são as forma de entretenimento que mais agradam os entrevistados: os jogos eletrônicos (92,7%) ficaram à frente da prática esportiva (86,7%), mas ainda atrás do acesso a redes sociais (92,9%), cinema (93,4%) e sair com amigos (96,3%).

A Pesquisa Game Brasil foi realizada pela primeira vez em 2013, em parceria com o núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. O levantamento abordou os hábitos de consumo focado principalmente no segmento mobile. Para o novo estudo, houve uma ampliação nos setores, que agora abrange não apenas smartphones e tablets como também consoles e computadores, além de novos temas como o comportamento de pais e filhos em relação ao uso de jogos nos momentos de lazer.

Fonte: http://www.pesquisagamebrasil.com.br/