Levantamento revela: Brasil é o quarto maior mercado de games no mundo

Por Redação | 08 de Outubro de 2012 às 17h11

O que antes eram apenas suposições, agora se comprova: o mercado de games está crescendo significativamente no Brasil. Prova disso é a materia realizada pela Folha de São Paulo, que revela nossa posição no mercado mundial de jogos. Somos o quarto maior do mundo.

Traçando um comparativo com o livro “Brasil, País do Futuro”, do austríaco Stephan Zwieg, o diretor da Ubisoft Brasil, Bertrand Chaverot, deu a sua opinião sobre essa realidade. "Se o Brasil é o país do futuro, o futuro já chegou", disse ao jornal.

Sim, nosso futuro é brilhante e os números mais do que precisos do Ibope afirmam isso. A pesquisa mostra que 45,2 milhões de pessoas são jogadoras assíduas, o que remete a uma parcela de 23% da população brasileira. Em 2011, conseguimos movimentar em torno de 840 milhões de reais para a indústria, valor esse que nos coloca na atual posição.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

gamers

E continuamos crescendo. Relatório da consultoria PWC (PricewaterhouseCoopers) mostra que até 2016, teremos um superávit de 7,1% (ano).

Podemos atribuir essas novas contas às grandes possibilidades de mercado que enfrentamos, com consoles sendo fabricados aqui, bem como a prensa de alguns jogos. O fato de não precisarmos mais importar alguns itens ajuda na implementação de novos negócios e amplia a nossa boa reputação ante as grandes desenvolvedoras.

"No último ano, nós crescemos 300% no Brasil, enquanto a média mundial foi de 2,2%", concluiu Chaverot à Folha.

Mesmo com grandes consoles da cena atual sendo vendidos - Xbox 360, PS3 e Wii -, o grande astro das lojas continua sendo o Playstation 2, que já tem 12 anos de história.

Hoje, temos a desenvolvedora francesa Ubisoft como grande apoiadora do Brasil nesse nicho, além de ser também a maior publicadora de games por aqui. Contudo, outra grande do mercado de jogos que está de olho em nós é a Capcom que, recentemente, lançou Resident Evil 6 com legendas em português. "A Capcom sabe que aqui há uma grande comunidade de jogadores que não para de crescer", diz Jean Toledo, gerente de marketing e vendas da empresa.

Essa pode ser considerada nossa primeira grande vitória, com certeza.

infográfico
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.