Levantamento revela: Brasil é o quarto maior mercado de games no mundo

Por Redação | 08 de Outubro de 2012 às 17h11

O que antes eram apenas suposições, agora se comprova: o mercado de games está crescendo significativamente no Brasil. Prova disso é a materia realizada pela Folha de São Paulo, que revela nossa posição no mercado mundial de jogos. Somos o quarto maior do mundo.

Traçando um comparativo com o livro “Brasil, País do Futuro”, do austríaco Stephan Zwieg, o diretor da Ubisoft Brasil, Bertrand Chaverot, deu a sua opinião sobre essa realidade. "Se o Brasil é o país do futuro, o futuro já chegou", disse ao jornal.

Sim, nosso futuro é brilhante e os números mais do que precisos do Ibope afirmam isso. A pesquisa mostra que 45,2 milhões de pessoas são jogadoras assíduas, o que remete a uma parcela de 23% da população brasileira. Em 2011, conseguimos movimentar em torno de 840 milhões de reais para a indústria, valor esse que nos coloca na atual posição.

gamers

E continuamos crescendo. Relatório da consultoria PWC (PricewaterhouseCoopers) mostra que até 2016, teremos um superávit de 7,1% (ano).

Podemos atribuir essas novas contas às grandes possibilidades de mercado que enfrentamos, com consoles sendo fabricados aqui, bem como a prensa de alguns jogos. O fato de não precisarmos mais importar alguns itens ajuda na implementação de novos negócios e amplia a nossa boa reputação ante as grandes desenvolvedoras.

"No último ano, nós crescemos 300% no Brasil, enquanto a média mundial foi de 2,2%", concluiu Chaverot à Folha.

Mesmo com grandes consoles da cena atual sendo vendidos - Xbox 360, PS3 e Wii -, o grande astro das lojas continua sendo o Playstation 2, que já tem 12 anos de história.

Hoje, temos a desenvolvedora francesa Ubisoft como grande apoiadora do Brasil nesse nicho, além de ser também a maior publicadora de games por aqui. Contudo, outra grande do mercado de jogos que está de olho em nós é a Capcom que, recentemente, lançou Resident Evil 6 com legendas em português. "A Capcom sabe que aqui há uma grande comunidade de jogadores que não para de crescer", diz Jean Toledo, gerente de marketing e vendas da empresa.

Essa pode ser considerada nossa primeira grande vitória, com certeza.

infográfico
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.