Lego, o brinquedo mais famoso do mundo, comemora seus 80 anos

Por Redação

Há 80 anos, Ole Kirk Christiansen criava sua pequena fábrica de brinquedos de madeira, em Billund, na Dinamarca, para divertir e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Hoje, depois de várias décadas e transformações, o Lego se tornou mais que um brinquedo: ele é um ícone no mundo geek.

Desde seus primeiros tijolinhos com interior totalmente oco às variadas pecinhas e modelos técnicos, o Lego mexeu com a criatividade e a imaginação das crianças. Basta um pouco de inspiração e as pequenas pecinhas começam a dar formas a animais, aviões, carros, robôs, bonecos, naves espaciais, submarinos e cidades inteiras. Os tijolinhos de Lego são utilizados até em projetos de engenharia, arquitetura e robótica, devido à sua grande versatilidade e capacidade de reprodução técnica.

Nesta última sexta-feira (10), o Lego completou seus 80 anos, e quem diria que uma pequenina fábrica de bloquinhos de madeira resultaria em um império que conquistou o mundo? O Lego hoje é o terceiro maior produtor de brinquedos, empregando cerca de 10.000 pessoas em fábricas espalhadas por vários continentes.

A palavra "Lego" originou-se de duas palavras dinamarquesas: "leg" e "godt", que significam "brinque bem". Os bloquinhos de madeira se transformaram em tijolinhos de plástico em meados dos anos 40. O material era ideal para a produção de brinquedos.

A variedade de combinações entre as pecinhas coloridas é impressionante. Segundo a empresa, utilizando apenas seis tijolinhos de 2x4 da mesma cor, é possível conectá-los em até 915 milhões de maneiras diferentes. Em seu release de aniversário, a empresa afirmou que "não há limites para a imaginação".

Curiosidade: você sabia que os cartões de visita dos funcionários da empresa são bonequinhos caracterizados com seus nomes e telefones corporativos? Realmente, imaginação e criatividade são as duas molas propulsoras deste brinquedo querido até hoje por todos nós.

Lego Cartões Visita

E você, também é um apaixonado pelos tijolinhos coloridos? Não deixe de visitar a página oficial do Lego na internet e conferir todas as novidades!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.