LEGO lança cobra mecânica controlada por smartphone

Por Redação | 09 de Outubro de 2013 às 09h10

Precisa de alguém para vigiar seus pertences mais preciosos? Agora você pode ter uma cobra para afastar intrusos e ficar de olho nos seus objetos. Mas calma, não é do animal de verdade que estamos falando, e sim da nova criação da LEGO.

O R3PTAR é uma cobra robótica feita com os blocos de montar. O brinquedo possui dentes e uma mandíbula mecânica semelhantes aos de uma serpente de verdade. O bicho é composto por 601 peças do conjunto conhecido como EV3, e inclui software, sensor infravermelho, motores e um tijolo com sistema programável para permitir que o boneco deslize e se mexa pelos ambientes. Tudo pode ser controlado remotamente a partir de um aplicativo de smartphone com sistema operacional iOS ou Android.

LEGO R3PTAR

Este não é o primeiro produto high-tech da LEGO. O R3PTAR é o terceiro item da série Mindstorms, uma linha lançada em 1998 voltada para atrair tanto crianças quanto usuários mais velhos. Os robôs inteligentes andam, falam e "pensam" através de um cérebro conhecido como Intelligent Brick, que roda uma versão atualizada do Linux.

Alguns fãs criticam os robôs alegando que se distanciam dos brinquedos mais antigos da empresa. Contudo, foi a alternativa que a companhia encontrou para colocar sua essência na era digital, dominada pela internet.

Além da cobra R3PTAR, a série Mindstorms ainda conta com o escorpião SPIK3R e o robô EV3RSTORM. Ao todo, serão cinco robôs lançados ao longo dos próximos anos, e cada um custa US$ 350 (cerca de R$ 730 na cotação atual).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.