LEGO irá lançar kit de montagem da sonda Curiosity

Por Redação | 18 de Junho de 2013 às 16h37

A sonda Curiosity, enviada a Marte no ano passado, está se tornando um personagem muito popular, tanto que a LEGO decidiu lançar uma versão para montar do veículo espacial, dentro do projeto LEGO CUUSOO. A empresa escolheu um modelo criado por um fã dos tijolinhos depois que sua criação recebeu a maior quantidade de votos na página do CUUSOO. As informações são da NBC News.

"Nós entendemos que este produto tem um forte apelo e demanda pelas comunidades especiais e educacionais", afirmou Tim Courtney, Community Manager da LEGO. "O produto se alinha perfeitamente com a missão do Grupo LEGO de 'inspirar e desenvolver os construtores de amanhã', incluindo aqueles que irão construir nosso futuro no espaço". O projeto CUUSOO convida os fãs da marca a desenvolverem novos modelos que, se forem bem votados, poderão ser lançados comercialmente.

A Curiosity de LEGO foi desenvolvida por Stephen Pakbaz, que atende no site CUUSOO pelo apelido de 'Perijove', e ele apresentou seu protótipo da sonda em novembro de 2011, quando ainda trabalhava como engenheiro mecânico no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, Estados Unidos. "Minha esperança era ter um set produzido enquanto a sonda real ainda estivesse viva em Marte, de modo que o modelo poderia ajudar as crianças a aprender sobre as verdadeiras descobertas da sonda enquanto elas aconteciam", explicou Pakbaz.

O criador do modelo também teve muito cuidado na hora de colocar todos os detalhes possíveis da sonda Curiosity em seu modelo de montar, incluindo suspensão nas rodas, que são ideiais para a navegação da sonda sobre o solo de Marte, câmera principal e até um pequeno trecho do 'solo' do Planeta Vermelho com uma elevação, indicando a entrada da sonda nas crateras marcianas.

Por enquanto, a Curiosity da LEGO ainda está em desenvolvimento e não tem data prevista para seu lançamento no mercado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.