Joystick do Steam ganha design mais convencional

Por Redação | 16 de Janeiro de 2014 às 14h33

Durante o Steam Dev Days, evento que a Valve está realizando apenas para os desenvolvedores interessados em trabalhar com a plataforma de distribuição de jogos, o novo design do controle proprietário da marca foi divulgado. E a grande mudança é a nova disposição de botões, que adota um estilo mais convencional, parecido com o que todos os gamers estão acostumados.

Saem os botões laterais, entra um layout em cruz, semelhante ao visto nos joysticks comuns. O novo design, explicou a Valve, tem a ver com a necessidade de tornar as Steam Machines – espécie de híbridos entre consoles e PCs, que serão lançados no segundo semestre – compatíveis com a vasta biblioteca do serviço, sem a necessidade de adaptações ou desenvolvimentos adicionais por parte dos produtores de jogos.

Controle Steam

A mudança, porém, mantém a principal inovação do modelo: o uso de trackpads para movimentação, em vez dos tradicionais direcionais ou alavancas analógicas. A ideia é tornar os controles ainda mais precisos, algo essencial principalmente para quem gosta de jogos de tiro em primeira pessoa.

No Steam Dev Days, também foi revelado que as Machines aceitarão até 16 controles ao mesmo tempo, e cada um deles utilizará duas pilhas AA para funcionar. Há ainda menções a um modo chamado Ghost, que pode emular botões virtuais no trackpad e aumentar ainda mais o leque de opções para os produtores.

A imprensa, infelizmente, não foi convidada para o evento da Valve. Todas as informações sobre o evento são oriundas do Twitter, a partir de desenvolvedores que estão presentes por lá.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!