Joystick do Steam ganha design mais convencional

Por Redação | 16 de Janeiro de 2014 às 14h33

Durante o Steam Dev Days, evento que a Valve está realizando apenas para os desenvolvedores interessados em trabalhar com a plataforma de distribuição de jogos, o novo design do controle proprietário da marca foi divulgado. E a grande mudança é a nova disposição de botões, que adota um estilo mais convencional, parecido com o que todos os gamers estão acostumados.

Saem os botões laterais, entra um layout em cruz, semelhante ao visto nos joysticks comuns. O novo design, explicou a Valve, tem a ver com a necessidade de tornar as Steam Machines – espécie de híbridos entre consoles e PCs, que serão lançados no segundo semestre – compatíveis com a vasta biblioteca do serviço, sem a necessidade de adaptações ou desenvolvimentos adicionais por parte dos produtores de jogos.

Controle Steam

A mudança, porém, mantém a principal inovação do modelo: o uso de trackpads para movimentação, em vez dos tradicionais direcionais ou alavancas analógicas. A ideia é tornar os controles ainda mais precisos, algo essencial principalmente para quem gosta de jogos de tiro em primeira pessoa.

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No Steam Dev Days, também foi revelado que as Machines aceitarão até 16 controles ao mesmo tempo, e cada um deles utilizará duas pilhas AA para funcionar. Há ainda menções a um modo chamado Ghost, que pode emular botões virtuais no trackpad e aumentar ainda mais o leque de opções para os produtores.

A imprensa, infelizmente, não foi convidada para o evento da Valve. Todas as informações sobre o evento são oriundas do Twitter, a partir de desenvolvedores que estão presentes por lá.

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