Jogos começam a receber classificação indicativa brasileira na Mac App Store

Por Redação | 11 de Março de 2014 às 08h50

Após diversas alterações nas normas e discussões com o governo brasileiro, a Apple finalmente começou a disponibilizar jogos na Mac App Store usando o padrão nacional de classificação indicativa. Até agora, a empresa usava as regras americanas, impostas pelo ESRB, para indicar a faixa etária para qual cada título era recomendado.

A medida, por enquanto, só pode ser vista na loja online que serve os computadores da Maçã e ainda não aparece nas versões para iPhones ou iPads. Os quadros com números e cores, que indicam a classificação indicativa de cada título, aparecem logo no topo da página e também compartilha espaço com a informação no padrão americano.

Como lembra o site Mac Magazine, desde 2012 o governo brasileiro aceita o lançamento de jogos que tenham sido avaliados pelos órgãos estadunidenses ou europeus de classificação indicativa. Mesmo com a adoção dessa política, o governo continou exigindo a exibição da classificação indicativa brasileira.

O próximo passo, agora, é a adoção do IARC (International Age Rating Coalition), uma união entre 36 países que promete unificar o processo de análise de jogos e o lançamento deles em plataformas digitais. Pela iniciativa, os próprios desenvolvedores poderiam se autoavaliar e submeter as informações ao Ministério da Justiça do país onde possuem sede. Caso sejam aprovados, a mesma indicação vale em todas as outras nações que utilizem o IARC, mas podem ser alteradas em caso de denúncias feitas pelo público.

A novidade pode permitir que jogos mais violentos ou recomendados para maiores de 18 anos finalmente cheguem às lojas de aplicativos da Apple. Hoje, eles não estão disponíveis devido às discrepâncias entre o sistema utilizado no Brasil e as normas do ESRB, que regula o mercado dos Estados Unidos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.