Jogar videogame uma hora por dia melhora sua atenção

Por Redação | 24 de Março de 2013 às 14h45
photo_camera Shopping Spirit

Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, constatou que jogar videogame uma hora por dia pode melhorar sua capacidade cognitiva e aumentar sua concentração na realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

A pesquisa foi publicada no ScienceDaily. Os cientistas usaram participantes que não tinham o costume de jogar e os fizeram se dedicar à atividade uma hora por dia, em cinco dias da semana, durante um mês. A cada dia, os usuários testavam um título diferente em seus smartphones, que variavam entre simulador, puzzles e games de ação e aventura.

Ao fim do período de testes, os médicos observaram um aumento significativo na cognição de todos os pacientes. Os jogos de ação/aventura ajudaram a assimilar melhor a presença de múltiplas informações na tela e direcionar mais atenção aos itens (objetivo da fase, munição das armas, inimigos etc). Já os games de quebra-cabeça aumentaram seu desempenho em identificação e busca visual.

Este não é o único estudo a comprovar que jogos eletrônicos podem aumentar a atividade cognitiva. Mas os autores dizem que esta é a primeira pesquisa a comparar diferentes gêneros de jogos de uma só vez. Os cientistas também afirmam que a melhoria não é permanente, e que os benefícios só são contínuos caso as tarefas sejam praticadas regularmente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.