Instagram dos jogos: Raptr lança o Plays.tv

Por Redação | 01 de Abril de 2015 às 14h04

A maioria dos gamers já passou pela situação de alcançar uma proeza incrível em algum jogo e querer compartilhar com seus amigos. Embora já existam algumas ferramentas de gravação e streaming voltadas para o mercado, como o Twitch, a maioria delas contempla playthroughs (vídeos documentando a experiência de um determinado jogador) e campeonatos. Mas isto está prestes a mudar com a ferramenta Plays.tv. O serviço, que já estava funcionando em teste havia alguns meses, foi lançado oficialmente na última terça-feira (31).

Desenvolvido pela Raptr — rede social voltada para gamers do mundo todo —, o Plays.tv permite que os usuários gravem vídeos de 15 segundos a 20 minutos e compartilhem seus feitos na rede. Desta maneira, aquele gol incrível feito no último minuto de jogo no Fifa 15 ou a morte inacreditável no Call of Duty podem ser guardados e mostrados para diversas pessoas de maneira fácil e rápida. Como os consoles PlayStation 4 e Xbox One já possuem ferramentas de captura comparáveis, o serviço será voltado para jogos de PC.

Segundo o executivo da Raptr, Dennis Fong, o Plays.tv aparece com o objetivo de preservar as conquistas dos gamers, que hoje são momentos efêmeros, transformando-se numa espécie de Instagram dos jogos. O serviço diferencia-se do Twitch e do YouTube — onde gamers profissionais compartilham suas experiências de jogo — por valorizar os clipes gravados em si, e não as personalidades por trás deles.

Plays.tv corpo

A intenção do site não é se tornar um lugar onde os usuários assistam passivamente aos clipes, mas sim proporcionar uma forte interação entre eles. Desta maneira, o Plays.tv terá um feed constante com a transmissão dos momentos de destaque mais recentes, mostrando o que os usuários têm jogado.

Para não interferir na performance do PC, o serviço conta com uma tecnologia de captura de vídeo leve, diferenciando-se de outros programas populares como o FRAPS. Desta maneira, o cliente funciona em segundo plano gravando constantemente por um determinado tempo (customizável), e basta apertar uma tecla fora do jogo para abrir seu editor. Nele, é possível adicionar legendas e hashtags e publicar automaticamente na rede com a mesma facilidade com que se tira uma screenshot.

Para começar a usar o serviço, basta apenas criar um perfil no Raptr e fazer o download do cliente. Se desejarem, os usuários também podem importar vídeos gravados com outras ferramentas, editando e compartilhando-os através do Plays.tv. Os 46 milhões de gamers que já possuem conta na rede social terão acesso automático ao serviço.

Clique aqui para acessar o Plays.tv.

Fonte: Raptr, via CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.