Jogo do Google põe usuários para lutar em ambiente real com poder da mente

Por Redação | 16.11.2012 às 16:02

O que de mais diferente você esperaria que o Google criasse? Que tal um jogo de realidade alternativa para Android que coloca os jogadores para lutar contra uma energia que controla a mente de várias pessoas ao redor do mundo? Pois isso já é verdade, com o lançamento mundial do Ingress.

No jogo, um grupo de pesquisadores europeus encontrou, em diversos pontos do mundo, uma energia diferente que emana do solo, mas eles ainda não descobriram o motivo e o próposito desta energia. No entanto, muitas pessoas acreditam que isto tem modificado a maneira como elas pensam.

O jogo criado pelo Google, que envolve um enredo repleto de elementos de ficção científica, foi classificado como um título de realidade alternativa, onde os jogadores são convidados para realizarem missões tanto no aplicativo do Ingress como também na vida real, percorrendo alguns pontos turísticos e ruas.

Completando as fases 'reais' do jogo, os usuários serão capazes de gerar sua própria energia, conquistando unidades de 'XM' recolhidas pelos caminhos onde o jogador passa - algo similar ao Pacman. E essa energia gerada pode ser gasta em missões ao redor do mundo, onde eles deverão viajar através de 'portais', que são associados com obras de arte e bibliotecas. "O conceito do Ingress é algo como o World of Warcraft, onde todo mundo está jogando o mesmo jogo", afirmou ao All Things D John Hanke, diretor de geolocalização do Google e proprietário do Niantic Labs.

Jogo Ingress

Foto: Divulgação

Os jogadores ainda deverão escolher entre dois times de atuação: o 'The Enlightened', que é composto por forças que lutam pela preservação da energia ou o 'The Resistence', que fará de tudo para aniquilar a energia do nosso planeta. Com isso, os usuários terão que atuar de forma colaborativa em benefício do grupo ao qual fazem parte. Por exemplo, quanto mais pessoas visitarem determinado portal, mais energia o grupo armazena no local, o que poderá garantir sua vitória.

A empresa ainda afirma que o novo jogo será muito importante para a expansão dos seus negócios, principalmente nos rendimentos com publicidade, já que o Ingress conta com a participação de lojas reais em suas missões. E o Google planeja aprimorar sua tecnologia de realidade alternativa e disponibilizá-la para desenvolvedores terceirizados para que produzam seus próprios games ou aplicativos.

O Ingress ainda se encontra em fase de testes, conhecido também como 'Closed Beta', e os interessados em obter o título gratuito em primeira mão deverão se cadastrar no site oficial do jogo. Após a autorização, é só fazer o download do aplicativo em seus dispositivos móveis na Google Play.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo, em inglês, do Ingress: