Humble Bundle agora oferece games que podem ser jogados direto no navegador

Por Redação | 15 de Outubro de 2014 às 10h54

Os jogos distribuídos pelo Humble Bundle são um sucesso, seja pela forma democrática de pagamento, pelo preço amigável, pelas facilidades de compra e, principalmente, devido aos bons títulos independentes. E, agora, os pacotes tiveram seus horizontes ampliados: a partir desta semana, o serviço oferece jogos que podem ser rodados diretamente nos navegadores Firefox ou Chrome, com o Humble Mozilla Bundle.

O esquema é parecido com o serviço que já é ofertado normalmente: o usuário entra na página e paga o quanto deseja, a partir de US$ 10. A oferta é limitada e os títulos podem ser testados antes do pacote ser baixado. Esse primeiro Humble Mozilla Bundle traz os títulos Super Hexagon, Aaaaa! for the Awesome, Osmos, Zen Bound, Dustforce DX, Voxatron, FTL: Advanced Edition e Democracy 3 (por US$ 8 a mais), além de um jogo a ser anunciado em breve.

Os games rodam diretamente no browser com o uso das tecnologias asm.js e WebGL. Não há necessidade de download via Steam e nem plugins. Para utilizar, basta ter versões recentes do Firefox e Chrome.

Humble Mozilla Bundle

Em entrevista ao PC World, o cofundador do Humble Bundle, John Graham, disse que poderá oferecer mais jogos como esses no futuro. Contudo, nas palavras dele, "dá trabalho criar os ports", o que pode limitar um pouco o número de games com essa característica. "Você não me verá dizer que vamos fazer todos os pacotes compatíveis com asm.js de um dia para outro, mas estamos interessados em fazer mais promoções como essa".

Uma das grandes vantagens é o fato dos usuários não precisarem de instalação, nem mesmo do Steam, para utilizar os pacotes. "Se você olhar para os cem milhões de usuários do Steam, vai perceber que esse número é atualmente pequeno. Há sete bilhões de pessoas no planeta, dos quais dois bilhões possuem internet rápida e há cem milhões no Steam", compara Graham.

"Navegadores são plataformas que têm centenas de milhares de pessoas, talvez bilhões, interagindo o tempo todo. Estamos curiosos para ir além com os jogadores hardcore que estão confortavelmente baixando e rodando todos esses apps".

Até agora, os títulos são simples, alguns bem rudimentares, como o Super Hexagon. Todos, contudo, já vêm com uma boa ferramenta, a possibilidade do usuário salvar suas informações em nuvem e retomar a partida quando quiser, mesmo em outras máquinas, desde que o login da conta do Humble Mozilla Bundle seja a mesma.

Uma das grandes limitações, por enquanto, fica com o fato do pacote não oferecer uma maneira dos usuários gerenciar os arquivos baixados. Isso ainda não é uma questão tão delicada devido ao tamanho dos arquivos, que exigem menos de 300 MB de armazenamento. Entretanto, esse recurso deverá ser necessário em breve, portanto o serviço trabalha para consertar essa falha.

Outras coisas devem ser adicionadas, como a possibilidade de baixar parcialmente alguns níveis do jogo enquanto a máquina obtém o restante em segundo plano. Também estão nos planos recursos como atualizar títulos sem a necessidade de um novo download e utilizar controles em todos os títulos.

Para conferir o Humble Mozilla Bundle, basta clicar aqui. Todos os oito jogos também possuem códigos Steam, o que permite aos jogadores baixarem os títulos para suas máquinas.

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2825916/humble-bundle-mozilla-team-up-to-make-full-games-playable-in-your-web-browser.html#tk.rss_all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.