Hackers criam jailbreak para o PlayStation 4 que permite rodar jogos piratas

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 16h22
photo_camera Divulgação

O jailbreak existe há muito tempo, mas a prática, que consiste basicamente em destravar o aparelho para todas as funções possíveis, ganhou destaque com a chegada dos smartphones – principalmente o iPhone, da Apple, que não permite a instalação de aplicativos ou ferramentas sem autorização da própria empresa. E no mundo dos videogames a coisa não é diferente (quem acompanhou o lançamento do PlayStation 2 sabe bem disso).

Agora, com a nova geração de consoles a todo vapor, os hackers parecem não querer esperar tanto tempo para burlar os códigos de segurança dos novos videogames. Isso porque o PlayStation 4, lançado em menos de um mês, parece ter ganhado seu primeiro jailbreak, feito por usuários de um grupo chamado Heckz0r. Eles afirmam que criaram um jeito de liberar o sistema do console de forma funcional e sem a necessidade de um chip de destravamento para permitir que o aparelho rode jogos piratas e aplicativos de terceiros.

O jailbreak tão rápido do PS4 foi possível graças à arquitetura do próprio dispositivo. O sistema operacional do videogame é o Orbis OS, baseado em um outro sistema chamado FreeBSD. Acontece que esse software é totalmente open source e, como a nova plataforma da Sony é parecida com a de um computador, fica mais fácil hackear seus componentes. Todo o exploit do jailbreak foi encontrado em um site da Deep Web.

Os procedimentos para destravar o PlayStation 4 são bem simples, e consistem basicamente em baixar o DAY ONE patch do console e seguir instruções de um arquivo. Não vamos postar o conteúdo aqui por motivos de segurança, mas fica o alerta: os usuários que fizerem a instalação do jailbreak no PS4 terão seus consoles banidos para sempre se ficarem online uma única vez.

A Sony ainda não se pronunciou sobre o caso. O autor da postagem sobre o jailbreak, no site Pastebin, ainda afirma que não vai demorar muito para surgir um sistema de destravamento parecido para o Xbox One. Será?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.