Hackers conseguem remover trava de região do Nintendo 3DS

Por Redação | 08 de Janeiro de 2014 às 14h18
photo_camera Divulgação

Alguns consoles de videogame ainda possuem trava de região, um sistema de bloqueio que impossibilita o uso de jogos de outros locais do globo naquele aparelho. O PlayStation 4 e o Xbox One já eliminaram esse hábito, mas a Nintendo parece ser a única empresa do setor a manter a tradição. Exemplo disso é que tanto o Wii e o Wii U quanto o 3DS ainda contam com esse impedimento.

Mas, no que depender de um grupo de hackers, isso está para acabar – pelo menos no dispositivo portátil. Eles descobriram uma forma de remover a trava e permitir rodar cartuchos da mesma região no 3DS. Por exemplo, se o seu console for do Brasil, cuja região são as Américas, você pode comprar um título vendido na Alemanha, região europeia, e jogá-lo normalmente no aparelho (depois de aplicado o procedimento de desbloqueio).

As informações, assim como todo o passo a passo do destravamento, foram postadas no fórum GBATemp. Basicamente, a técnica consiste em rodar um programa especial em um Flashcard de DS – um cartucho vazio no qual é inserido um cartão de memória – que irá remover a trava de região. Também é preciso ter entre a versão 4.1 e 4.5 do firmware do 3DS, por isso, caso o seu console já tenha sido atualizado, não será possível fazer o hack.

Além disso, esse desbloqueio não autoriza a utilização de jogos piratas ou baixados da internet no portátil, pois não é possível jogar ROMs. O destravamento apenas habilita o dispositivo a rodar games originais em formato físico, ou seja, ainda é necessário comprar o cartucho original do jogo. Vale lembrar que realizar tais alterações são de responsabilidade do usuário e podem causar danos irreversíveis ao aparelho.

O 3DS foi o primeiro console portátil da Nintendo a vir com trava de região. Tratando-se dos videogames de mesa da geração passada, o Xbox 360 e o Wii eram os únicos a contar com o bloqueio – o console da Microsoft possui títulos de região free, mas o consumidor precisa identificar os diferentes formatos na hora da compra. O PlayStation 3, da Sony, não possui restrições.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.