Grand Theft Auto V já vendeu 45 milhões de unidades, afirma distribuidora

Por Redação | 04.02.2015 às 16:15

Já se vai mais de um ano desde a chegada de Grand Theft Auto V às lojas e ele continua apresentando números impressionantes. No relatório financeiro da distribuidora Take-Two, revelado nesta quarta-feira (04), vem a informação de que 45 milhões de unidades do jogo já foram enviadas para as lojas de todo o mundo, sendo que, desse total, 10 milhões representam apenas as versões do título para Xbox One e PlayStation 4. O dado representa uma alta demanda pelo título, o que não poderia ser diferente.

Mesmo assim, em um ano de lançamentos que não incluíram nada tão grandioso quanto um novo GTA, os números da Take-Two apresentaram uma esperada queda de mais de 50%. O faturamento total foi de US$ 531,1 milhões entre outubro e dezembro de 2014, contra US$ 1,86 bilhão no período anterior. O mesmo vale para o lucro, que foi de US$ 578,4 milhões no ano passado para US$ 40,1 milhões.

A redução já era esperada pelos analistas e pela própria empresa, o que resultou em uma expectativa positiva para o atual ano fiscal, que se encerra em 31 de março. Não houve nenhum lançamento no final de 2014 que se aproximasse da grandeza de GTA 5 e mesmo a chegada do game para a nova geração de consoles, nem de perto, gerou o mesmo interesse e comoção da versão original.

Ainda assim, a remasterização deu fôlego extra, principalmente, ao setor digital, que compreende as vendas de jogos e conteúdos extras por meio de redes online e não pelos meios tradicionais com caixinhas e discos. Esse setor representou 64% do faturamento total da Take-Two no período, motivado principalmente pela venda de jogos antigos e a realização de promoções de games das séries Borderlands e, claro, GTA.

Até 31 de março, a Take-Two confia num aumento significativo nesses números e acha que vai alcançar, com folga, as expectativas de seus investidores. E o motivo, adivinhe qual é? Exatamente, Grand Theft Auto V, mais uma vez, e a chegada de sua tão esperada versão para PCs, que já foi vítima de dois adiamentos e, agora, está marcada para chegar no dia 24 de março.

A empresa também citou outros títulos, como Evolve – focado no multiplayer de quatro jogadores controlando soldados contra um quinto, no comando de um monstro – e Borderlands: The Handsome Collection, que traz os mais recentes games da franquia para a nova geração, como motores desse crescimento contínuo.

No mundo dos games, o ano fiscal corresponde ao período entre 1º de abril de um ano e 31 de março do seguinte. A dinâmica serve para englobar também as vendas de final de ano, bastante importantes para a indústria, e também para casar com o calendário de eventos e grandes anúncios, que começa em julho, com a E3, e costuma servir como uma prévia do que estará por vir no final de cada período.