Banque o jornalista: um game baseado em notícias reais

Por Ultradownloads | 12 de Julho de 2012 às 10h15

Segundo notícia do Nieman Journalist Lab, o CEO da startup holandesa VJ Movement, Thomas Loudon, anunciou a criação de uma espécie de jogo para Facebook que mistura jornalismo real com a ficção.

Os jogadores assumem o papel de correspondentes internacionais e encaram diversas missões no mundo virtual, como, por exemplo, atravessar a fronteira do Irã ou salvar as crianças-soldados na Somália.

Thomas Loudon

Thomas Loudon, CEO da VJ Movement

"Você tem que criar suas habilidades, sua personalidade, você viaja o mundo virtual como um jornalista", disse Loudon. "Você vai estar cooperando ou competindo com outros jogadores que se encontram. Você pode decidir juntar-se com um fotógrafo, por exemplo, e ir com ele. Ou você pode ignorar o fotógrafo e dizer 'eu vou por minha conta'.".

Para desenvolver o jogo ele conta com 300 jornalistas espalhados em 100 países, e o mais legal é que eles ganham para enviar suas notícias e ainda vê-las ilustradas na tela do game. São 750 euros por uma vídeo reportagem e 150 euros para um cartoon editorial.

O NewsGame, como foi batizado, será gratuito no Facebook, mas os jogadores poderão comprar moedas no jogo por meio de dinheiro real, assim como no Farmville, por exemplo, e isso ajudará a pagar os honorários dos jornalistas na vida real.

"Tudo está sendo baseado em experiências reais de correspondentes", completa Loudon. "Estamos recolhendo informações, tanto quanto possível, de correspondentes para criar o jogo. A ideia, a razão pela qual as pessoas iriam jogar, seria basicamente para participar dessa aventura."

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.