GTA já vendeu mais de 125 milhões de cópias

Por Redação | 01.12.2012 às 13:59

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, revelou que a franquia Grand Theft Auto já vendeu mais de 125 milhões de cópias em todo o mundo.

Em entrevista ao site Gamespot, o executivo disse que, dessa quantidade, 25 milhões são apenas de Grand Theft Auto IV, lançado em 2008 e considerado um dos melhores games da geração atual. Além disso, de setembro de 2011 até outubro de 2012, foram vendidas mais 11 milhões de unidades entre todos os títulos existentes.

Para Zelnick, o segredo de tanto sucesso é que GTA se assemelha à série cinematográfica de James Bond, que completou 50 anos de existência em 2012. A "fórmula" é que, assim como o espião 007 não ganha um novo filme a cada dois anos, GTA também não tem lançamentos anuais, e é justamente isso que torna a franquia "especial".

Ao ser questionado sobre os jogos anuais da série Call of Duty, Zelnick elogiou o trabalho de Bobby Kotick, CEO da Activision, e das equipes de desenvolvimento que dão duro para entregar produtos de qualidade todos os anos. Contudo, o empresário afirma que esse é um "modelo de negócios com riscos que a Take-Two não pretende correr".

Para exemplificar seu ponto de vista, Zelnick analisou Call of Duty: Black Ops II, que não teve um desempenho de vendas tão significativo quanto o de Modern Warfare 3, lançado no final de 2011. Na visão do executivo, isso é um indicativo que a série está começando a decair, e que lançamentos anuais podem prejudicá-la ainda mais.

"Isso nunca aconteceu conosco. Sabemos que, se você quer propriedades intelectuais permanentes, é necessário correr esse tipo de risco para atrair mais consumidores. Obviamente, ela [a Activision] vê as coisas de forma diferente", declarou Zelnick.