GAMDIAS Hades: um mouse gamer de alta qualidade e preço justo

Por Pedro Cipoli
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

A Gamdias é um dos mais novos players no segmento de acessórios para gamers, chegando aos poucos no Brasil com alguns bons produtos e preços até acessíveis. Já chegamos a conhecer o Eros, headset com emulação de áudio 7.1 que se saiu muito bem tanto em filmes quanto em jogos, e agora está na hora de conhecer o Hades Extension Optical Gaming Mouse, um modelo que podemos considerar até acessível pelo que oferece.

Como o nome diz, trata-se de um mouse óptico, sendo capaz de lidar com DPIs de até 3200 (há uma opção Laser, com DPI que vai até 8200), mais do que o suficiente para a maioria dos usuários. Apesar de não ser laser, ele tem uma precisão muito boa, usando um sensor desenvolvido especificamente para jogos. De fato, ele tem uma iluminação bem mais forte do que um mouse óptico comum.

Gamdias Hades

Ele tem 8 botões físicos, contando com o clique central e o controle de DPI. Há os botões esquerdo e direito e mais um par de cada lado simetricamente localizado, já que se trata de um modelo ambidestro. Ele não é um mouse pequeno, sendo ideal para usar em desktops e não em notebooks gamers, já que ocuparia um belo de um espaço dentro da mochila, e, dependendo da preferência do usuário, pode ficar ainda maior.

Gamdias Hades

Isso acontece pois ele vem com peças extras, permitindo que o usuário ache a melhor ergonomia possível: basta retirar o padrão e encaixar qualquer uma das laterais sobressalentes inclusas na embalagem, presas por três pequenos ímãs. Esses três ímãs são mais fortes do que parecem à primeira vista, de forma que tivemos alguma dificuldade de tirá-los pela primeira vez até “pegar o jeito”.

Gamdias Hades

Podemos dizer que o Hades é um mouse gamer de entrada, uma vez que não fazemos tanta questão de um sistema de pesos, mas, de qualquer forma, eles seriam extremamente bem-vindos. Em muitas situações, sentimos que ele é um pouco leve demais, algo que poderia ser facilmente ajustado se incluísse pelo menos um par de pesos, já que a superfície de contato com o mousepad não oferece praticamente nenhuma resistência.

Gamdias Hades

Temos que dar uma menção honrosa para o software de controle do Hades, que permite configurar 4 tipos de DPI em 6 perfis de uso, uma ferramenta bastante intuitiva de macros, controle de Polling Rate, atribuição de botões, velocidade do cursor, aceleração do ponteiro do mouse... enfim, uma série de opções de controle para todas as funções do Hades. O mais bacana é que ele grava as configurações no próprio mouse, já que tem uma memória de 64 KB, e não é necessário configurá-lo novamente em um novo computador.

Gamdias Hades

O logo amarelo da Gamdias fica na parte de cima do Hades e não pode ter a sua cor alterada. Já a iluminação do botão de rolagem pode ter não somente a cor, mas também a intensidade de iluminação e controle de pulsação configurados pelo usuário. No driver há uma aba chamada “Muscle Memory”, que registra cada clique e função executada no mouse, inclusive qual a distância percorrida pelo sensor. É uma excelente forma de saber tanto o estado geral do Hades, como também um padrão de comportamento de uso.

Gamdias Hades

Muitos usuários olham com maus olhos para mouses com sensor óptico, preferindo modelos laser, que costumam trazer níveis de DPI bem maiores, e em muitos casos acabam não utilizando o poder de fogo extra. O Hades, com seus 3200 DPI, se mostrou mais do que o suficiente em games FPS ou qualquer outro que dependa em larga escala do mouse, e não sentimos falta de “desempenho” em nenhum dos jogos que testamos, seja Watch Dogs, seja The Witcher.

Gamdias Hades
Gamdias Hades

Encontramos o Hades Extension Optical Gaming Mouse com uma média de preços de R$ 130, um valor mais do que justo pelo o que ele oferece. Ele certamente faria bom uso de um sistema de pesos e de um controle duplo de DPI, mas tem um preço bastante competitivo considerando o conjunto, já que raros são os mouses nessa faixa de preços que trazem um controle ergonômico de tamanho. O bom desempenho do driver da Gamdias é outro ponto que vale a pena ser mencionado, que explora ao máximo as potencialidades do Hades.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.