Equipe curitibana representará o Brasil na Imagine Cup 2014

Por Redação | 19 de Junho de 2014 às 12h10

A Imagine Cup é uma competição organizada anualmente pela Microsoft em busca de novos talentos no entretenimento digital. E após seletiva nacional, quem representa o Brasil na disputa global deste ano é a equipe criadora do jogo Liaison, formada pelos curitibanos Eduardo Shildt, Luiz Henrique Gomes Monclar, Rhandros Dembicki e Robson Keidy Sewo.

Para participar da competição, eles criaram um jogo repleto de puzzles e que acabou ficando na primeira colocação na etapa nacional. “O jogo é focado na resolução de quebra-cabeças e problemas, mas também possui elementos que requerem destreza e agilidade por parte do jogador”, diz Luiz Henrique Gomes Monclar, que, a exemplo dos outros integrantes da equipe, é aluno de Pós-Graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo, em Curitiba.

Liaison, que em inglês e francês significa "conexão" ou "ligação", narra o elo entre um menino e um cachorro, que precisam unir suas distintas habilidades para vencer os obstáculos do game. O garoto Lug consegue operar máquinas, subir e descer escadas, além de impulsionar seu cãozinho, Savior, que, por sua vez, corre mais rápido, passa por espaços estreitos e pula distâncias maiores.

LIAISON

“No dia a dia, as pessoas enfrentam a escuridão em muitas formas diferentes e, para superá-la, buscam forças em outras pessoas ou até mesmo animais, como mostra a relação entre Lug e Savior. O conceito fundamental do Liaison é mostrar que a amizade é capaz de derrotar a escuridão e que, mesmo na ausência de luz, pode haver um grande aprendizado para a vida”, afirma Robson Keidy Sewo.

O game utiliza a engine Unity 3D e foi desenvolvido para rodar em PCs e Xbox 360 e Xbox One. Liaison conseguiu se destacar entre 180 inscritos na fase nacional da Imagine Cup 2014. Antes de seguir para Seattle, a equipe prepara-se para a apresentação do projeto, que deverá ser realizada em inglês, e faz os últimos ajustes no jogo.

O quarteto brasileiro enfrenta outros nove países na final da categoria Games. Se vencerem, os alunos receberão o prêmio de US$ 50 mil e ganharão um espaço para divulgar o trabalho na PAX (Penny Arcade eXpo), série de festivais de jogos realizada em Seattle, Boston e Melbourne, que gera visibilidade e interesse de possíveis compradores.

Ao todo, 34 países participam da fase final da Imagine Cup 2014, com projetos também nas categorias Inovação e Cidadania Mundial, além de Games. Entre os jurados estará o presidente da Microsoft, Satya Nadella, que promove o evento desde 2007 a fim de reconhecer as inovações tecnológicas produzidas por estudantes de todo o mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.