Emuladores de PlayStation 3 e Xbox 360 estão a caminho dos computadores

Por Redação | 26 de Março de 2014 às 09h15

O uso de emuladores para jogar clássicos e outros títulos que não estão mais disponíveis por aí é uma prática comum - e, na maioria, das vezes ilegal - na comunidade gamer. Porém, isso está mudando e é provável que tenhamos emulação comercial em breve, com a possibilidade de se encontrar o catálogo recente do PlayStation 3 e do Xbox 360 em PCs. A projeção é feita pelo site Kotaku.

Atualmente, muita gente usa os emuladores para matar a saudade de games do Atari, do Nintentindo ou do Mega Drive, de títulos de arcades no MAME e até mesmo de consoles de gerações recentes, como o PlayStation 2 e o Xbox. Pouca coisa é oficial e, quando isso acontece, é preciso comprar o jogo e rodar no PC como se fosse na própria máquina original.

Com a notícia recente de que a Sony pretende disponibilizar os títulos do PS1, PS2 e PS3 via nuvem digital, o cenário dos emuladores está se alterando. Inicialmente, a empresa japonesa encontrou nessa manobra a solução para o problema de retrocompatibilidade no PlayStation 4. Só que também abriu um precedente para que outras empresas pensem em serviços semelhantes.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

É o que está acontecendo neste exato momento. Equipes de programadores e hackers já estão trabalhando em um modelo de emulação bem fiel aos jogos de PS3 e Xbox 360, especialmente porque os PC mais poderosos conseguem trazer experiências bem semelhantes às originais, tanto em vídeo, áudio e jogabilidade.

Ainda não há uma previsão exata de lançamento de produtos oficiais (e não-oficiais, o que aconteceria de alguma forma em breve) para emulação do PS3 e Xbox 360, mas alguns testes já estão sendo realizados. A expectativa, no entanto, é que em breve seja possível jogar God of War 3 ou Red Dead Redemption em um PC.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.