Emuladores de PS4 e Xbox One são fáceis de criar, afirma desenvolvedor

Por Redação | 10 de Dezembro de 2013 às 15h20
photo_camera Divulgação

Apesar de emuladores para consoles mais recentes como o Wii ou o PlayStation 2 estarem disponíveis, o uso desse recurso normalmente está associado à jogatina de títulos antigos. Mas essa ideia pode estar prestes a mudar. Pelo menos é o que afirma o engenheiro de software Ben Vanik, que em entrevista ao site Slashdot, afirmou que não será muito difícil criar reproduções do Xbox One e PlayStation 4 nos PCs.

Segundo ele, o segredo está na composição dos consoles. A decisão de usar placas gráficas da AMD e chips com arquitetura x86 não apenas facilita o desenvolvimento de jogos, mas também vai torna caminho até possíveis emuladores bem menos tortuoso. O sucesso disso, porém, fica dependente do desbloqueio das duas plataformas de atual geração.

Ele lembra que, no passado, a criação de softwares que funcionassem como o PlayStation 3 ou Xbox 360 era bem complicada. Isso se devia, também, à arquitetura dos consoles, que possuíam chips exclusivos e um código único, difícil de ser reproduzido nos computadores comuns. Isso, porém, acabou sendo um problema para a indústria de games.

Vanik afirma não possuir nenhum tipo de emulação dos novos consoles em desenvolvimento, mas acredita que alguém deva começar a trabalhar com isso já em 2014. Ele, porém, diz ter um emulador de Xbox 360 quase pronto, faltando apenas alguns detalhes técnicos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.