EA fecha estúdio responsável pelo desenvolvimento de Sim City e The Sims

Por Redação | 05 de Março de 2015 às 11h00

A desenvolvedora norte-americana de jogos eletrônicos Electronic Arts decidiu fechar o estúdio Maxis Emeryville, conhecido pelos títulos "Sim City" e "The Sims". O anúncio foi feito por Guillaume Pierre, designer que trabalhou na edição mais recente dw "Sim City".

Fundada em 1987 como Maxis Software por Will Wright, o estúdio ganhou visibilidade com o desenvolvimento de diversos simuladores, como "SimAnt", "SimCity" e "SimFarm". No ano 2000, a empresa lançou a primeira edição do "The Sims", um dos jogos mais vendidos da história dos games. Outros títulos com certa relevância também foram desenvolvidos pela Maxis, como "Darkspore", "SimCopter", "Marble Drop" e "RoboSport".

Em uma publicação no Twitter, Pierre afirmou que "foram 12 anos divertidos, mas que chegou a hora de desligar as luzes e colocar a chave debaixo da porta". Ao ser questionado, o designer disse que o estúdio não existe mais e que "todos estão desempregados".

A EA confirmou o encerramento das atividades em Emeryville numa nota oficial emitida para a imprensa. De acordo com a desenvolvedora, a marca "The Sims" segue normalmente seu cronograma, enquanto outras franquias, como "Sim City", terão que ser realocadas para outros estúdios.

"Hoje, consolidamos o desenvolvimento das propriedades intelectuais da Maxis, passando-as para nossos estúdios em Redwood Shores, Salt Lake City, Helsinki e Melbourne e encerrando as instalações em Emeryville", disse um representante da EA ao IGN.

A Maxis Emeryville tinha foco na criação de games casuais e títulos para jogadores "não tradicionais". Dentro deste contexto de desenvolvimento seguem existindo o The Sims Studio, inaugurado em 2006 como um braço da Maxis para o desenvolvimento da série "The Sims", e a EA Salt Lake.

O último grande lançamento da Maxis Emeryville foi "Sim City", que sofreu com uma série de graves problemas técnicos, o que acabou causando o fracasso no número de vendas do título. Mesmo assim, a EA mencionou planos para desenvolver novas experiências para fãs da série de administração de cidades. No entanto, a empresa não revelou detalhes de quando ou como pretende fazer isso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.