Publicidade

EA fecha estúdio responsável pelo desenvolvimento de Sim City e The Sims

Por| 05 de Março de 2015 às 11h00

Link copiado!

EA fecha estúdio responsável pelo desenvolvimento de Sim City e The Sims
EA fecha estúdio responsável pelo desenvolvimento de Sim City e The Sims

A desenvolvedora norte-americana de jogos eletrônicos Electronic Arts decidiu fechar o estúdio Maxis Emeryville, conhecido pelos títulos "Sim City" e "The Sims". O anúncio foi feito por Guillaume Pierre, designer que trabalhou na edição mais recente dw "Sim City".

Fundada em 1987 como Maxis Software por Will Wright, o estúdio ganhou visibilidade com o desenvolvimento de diversos simuladores, como "SimAnt", "SimCity" e "SimFarm". No ano 2000, a empresa lançou a primeira edição do "The Sims", um dos jogos mais vendidos da história dos games. Outros títulos com certa relevância também foram desenvolvidos pela Maxis, como "Darkspore", "SimCopter", "Marble Drop" e "RoboSport".

Em uma publicação no Twitter, Pierre afirmou que "foram 12 anos divertidos, mas que chegou a hora de desligar as luzes e colocar a chave debaixo da porta". Ao ser questionado, o designer disse que o estúdio não existe mais e que "todos estão desempregados".

A EA confirmou o encerramento das atividades em Emeryville numa nota oficial emitida para a imprensa. De acordo com a desenvolvedora, a marca "The Sims" segue normalmente seu cronograma, enquanto outras franquias, como "Sim City", terão que ser realocadas para outros estúdios.

Continua após a publicidade

"Hoje, consolidamos o desenvolvimento das propriedades intelectuais da Maxis, passando-as para nossos estúdios em Redwood Shores, Salt Lake City, Helsinki e Melbourne e encerrando as instalações em Emeryville", disse um representante da EA ao IGN.

A Maxis Emeryville tinha foco na criação de games casuais e títulos para jogadores "não tradicionais". Dentro deste contexto de desenvolvimento seguem existindo o The Sims Studio, inaugurado em 2006 como um braço da Maxis para o desenvolvimento da série "The Sims", e a EA Salt Lake.

O último grande lançamento da Maxis Emeryville foi "Sim City", que sofreu com uma série de graves problemas técnicos, o que acabou causando o fracasso no número de vendas do título. Mesmo assim, a EA mencionou planos para desenvolver novas experiências para fãs da série de administração de cidades. No entanto, a empresa não revelou detalhes de quando ou como pretende fazer isso.