Dicas: como saber se o seu PC pode rodar os games que você comprou

Por Redação | 05.12.2013 às 07:00
photo_camera Divulgação

Enquanto Xbox One e PlayStation 4 protagonizam a chamada "guerra dos consoles", o computador parece seguir como uma das plataformas preferidas quando o assunto é rodar games. E se você é um desses usuários, deve saber que, antes de comprar um jogo novo, é preciso checar as especificações técnicas da sua máquina para saber se ela é capaz de rodar aquele título.

Claro que você pode fazer uma consulta no próprio PC, mas existe uma ferramenta bem simples que evita todo aquele processo de acessar as configurações do seu computador - e ainda informa as exigências do game em questão. Trata-se do Can You Run It?, um serviço gratuito da System Requirements Lab que verifica se o seu desktop ou notebook atende os requisitos necessários para rodar o título que você deseja jogar.

O fucionamento é bem simples: após acessar o site pelo seu navegador, você digita o game em uma barra de pesquisa e depois clica no botão azul "Can You Run It". Em seguida, basta selecionar entre três opções disponíveis para exibir as informações do jogo, sendo elas: exibir o conteúdo do seu PC e do game direto no browser (requer o Java instalado), baixar o aplicativo ou apenas ver os requisitos mínimos do jogo. Há ainda abas específicas para acessar dados do computador ou buscar somente por games.

O programa escaneia automaticamente todos os componentes do seu PC e diz se a CPU, memória RAM e outros elementos da máquina conseguem suportar seu Battlefield 4 ou Call of Duty: Ghosts (alguns dos títulos mais pesados da atual geração). Além disso, o serviço dá uma ideia mais clara se está ou não na hora de atualizar uma parte ou outra do seu computador.

É importante lembrar que o O Can You Run It? não coleta dados pessoais (como fotos e vídeos), apenas informações técnicas do seu PC. O serviço funciona no Internet Explorer, Firefox e Google Chrome.