Designer afirma que gamers podem ter vida mais longa

Designer afirma que gamers podem ter vida mais longa

Por Ultradownloads | 02 de Julho de 2012 às 18h45
TED

O jogo SuperBetter é capaz de aumentar a expectativa de vida do usuário em até sete minutos. (Foto: Reprodução/Mashable)

Quantas vezes você já ouviu que passar horas na frente do videogame era um desperdício de tempo? A designer Jane McGonigal decidiu acabar com esse mito e provou, através de um jogo de sua própria autoria, que games são capazes de prolongar a vida de seus jogadores.

Jane, que se apresentou durante o TED Global na última quinta-feira, 28, iniciou sua apresentação citando um estudo com as lamentações mais comuns entre as pessoas que possuem algum tipo de doença terminal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com esta informação, a designer desenvolveu seu raciocínio afirmando que jogos eletrônicos podem ser muito úteis para aumentar o tempo de vida de cada pessoa e também evitar as constantes lamúrias.

Segundo o Mashable, o estudo de Jane começou depois que ela sofreu um trauma muito sério que a impossibilitou de fazer as coisas que mais amava como jogar videogame, ler, escrever e tomar café. Com isso, a designer entrou em um quadro depressivo e acreditava que a única solução era a morte.

Para não desistir de sua vida, Jane transformou sua experiência em um jogo eletrônico, primeiramente intitulado “Jane the Concussion Slayer”. O jogo, no começo totalmente analógico, pedia que seus amigos e familiares lhe enviassem desafios físicos e mentais, permitindo assim que ela interagisse socialmente com outras pessoas.

Depois de recuperada, a designer transformou seu jogo-tratamento, agora chamado SuperBetter, e o disponibilizou para outras pessoas através de um aplicativo para aparelhos iOS.

“O jogo está ajudando as pessoas da mesma forma que me ajudou. Eles estão se sentindo mais fortes e melhores... melhor compreendidos por seus amigos e familiares”, afirmou Jane.

O jogo promove e visa ampliar quatro habilidades principais em um ser humano: física, mental, emocional e social. Os efeitos ajudam na reabilitação de pacientes que sofreram algum tipo de trauma e precisam retomar sua rotina.

Jane McGonigal ainda garante que as atividades promovidas pelo SuperBetter são capazes de aumentar o tempo de vida do usuário em até sete minutos por dia. Aplicando esses dados a uma vida inteira, os usuários terão seu tempo ampliado em até 10 anos.

O SuperBetter já está disponível na iTunes App Store e pode ser baixado gratuitamente.

Confira abaixo o vídeo demonstrativo do jogo:

The Adventure Begins from SuperBetter on Vimeo.

" type="application/x-shockwave-flash">

The Adventure Begins from SuperBetter on Vimeo.

" />

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.