Dailymotion lança plataforma de streaming de jogos para concorrer com o Twitch

Por Redação | 14.01.2015 às 15:16
photo_camera Divulgação

Transmitir e assistir a gameplays tem sido uma das grandes tendências do mercado de games nos últimos dois anos. Um dos responsáveis por essa expansão é o Twitch, comprado pela Amazon em 2014 por US$ 970 milhões, e que ganhou um concorrente nesta quarta-feria (14). Trata-se do Dailymotion Games, serviço de streaming de jogos do site de hospedagem de vídeos Dailymotion.

De acordo com o anúncio oficial, a plataforma, assim como o Twitch, oferece a jogadores casuais a possibilidade de transmitir suas partidas ao vivo sem a necessidade de equipamentos profissionais. A ferramenta, que ainda está em fase beta, é totalmente gratuita e também tem como foco a transmissão de jogatinas de títulos da categoria eSports e outros campeonatos de games, como a Dailymotion Cup com Starcraft.

A empresa afirma que o lançamento do Dailymotion Games é uma forma de atender aos usuários que postam no site conteúdos relacionados ao assunto todos os dias. Segundo a companhia, vídeos de jogos geram 180 milhões de visualizações mensalmente, um total de 11 milhões de visitantes únicos no mesmo período. "O Dailymotion Games é inteiramente dedicado aos fãs de eSports e streamers que se reúnem todos os dias para formar uma comunidade incrivelmente talentosa", comentou Martin Rogard, chefe de operações do Dailymotion.

O executivo afirmou que, nos próximos meses, a companhia vai aumentar seus investimentos no streaming de vídeos de eSport "para garantir o reconheimento mundial de todos os produtores de conteúdo" da categoria. Hoje, o site com sede em Paris, na França, tem uma base de 128 milhões de visitantes mensais e mais de 2,5 bilhões de visualizações em vídeos todos os meses.

Outra característica do serviço é que ele tem parceria com algumas plataformas e portais de notícias ligadas ao mundo dos videogames, incluindo Eclypsia, Millenium, joinDOTA, OnGameNet, IGN, JeuxVideo.com, Gamespot e Gamekult. Além disso, o Dailymotion Games possui um aplicativo oficial para dispositivos com sistema iOS e Android. O app também está disponível para donos de PlayStation 4 que desejam assistir jogatinas pelo programa.

Dailymotion

Apesar da investida no serviço de streaming ao vivo, o Dailymotion tem um longo caminho pela frente em comparação com o Twitch. Lançado em 2011, a ferramenta se tornou um dois principais canais de streaming de vídeo do mundo, principalmente de jogos de videogame. É a plataforma dominante quando o assunto são transmissões online de campeonatos de games, como League of Legends, Dota 2 e Hearthstone, e até se tornou uma ferramenta nativa nos consoles de nova geração da Sony e da Microsoft, o PlayStation 4 e o Xbox One, respectivamente.

Em apenas três anos de vida, o serviço já responde pelo 4º maior pico em tráfego de internet nos Estados Unidos, e já atrai mais espectadores do que as emissoras CNN e MSNBC. Atualmente, mais de um milhão de usuários únicos mensais transmitem conteúdo em vídeo pelo Twitch, e 55 milhões de espectadores mensais foram registrados em julho do ano passado – uma alta de cerca de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.