Criador de Doom está trabalhando em jogos para o Oculus Rift

Por Redação | 08.01.2014 às 14:05

No que pode ser visto por muitos como um retorno ao passado, o Oculus Rift cada vez mais se torna um acessório que promete mudar a forma como a imersão em jogos é encarada. No que pode ser considerada como a evolução dos óculos de realidade virtual, o equipamento é capaz de detectar movimentos e é capaz de apresentar imagens em 3D.

Até o momento, a Oculus VR, responsável pelo aparelho, tem confiado em empresas parceiras para exibir as capacidades da novidade. Mas tudo está prestes a mudar já que, segundo o CEO da companhia, Brendan Iribe, em entrevista ao site Engadget, a empresa já está começando a trabalhar em seus próprios games para mostrar as capacidades do acessório. E um grande nome está por trás de tudo isso: John Carmack.

Para quem desconhece o nome, trata-se do criador e desenvolvedor de títulos consagrados como Doom, Quake e Wolfenstein 3D. Apontado por muita gente como o responsável pela gênese dos jogos de tiro em primeira pessoa, Carmack também é o diretor de tecnologia da Oculus VR e trabalha para melhorar a tecnologia por trás do Rift. Além disso, agora ele também lidera os estúdios de desenvolvimento internos da companhia.

De acordo com Iribe, os primeiros produtores e desenvolvedores para os títulos first-party devem ser contratados bem em breve, uma boa notícia para quem está interessado em ingressar nessa indústria. Além disso, a Oculus VR também precisa de gente para criar as interfaces e sistemas internos do Rift, de forma que ele possa ser controlado e configurado facilmente por qualquer usuário.

O executivo também revelou que o trabalho com desenvolvedoras parceiras acontece não apenas com games, mas também em funções do acessório. Muitas vezes, conta ele, a empresa acaba imaginando experiências que se encaixam bem com o histórico de uma companhia em específico. Sendo assim, não existem motivos para não trabalhar com os aliados. Por outro lado, ele garante que os corações dos sistemas são todos criados internamente.

O lançamento comercial do Oculus Rift está marcado para o final de 2014.