Code Hunt ajuda você a aprender programação brincando

Por Redação

Aprender a programar, às vezes, pode ser uma tarefa estafante. Muitos aspectos do aprendizado envolvem cálculos matemáticos e intrincados problemas de lógica de programação, o que faz inclusive com que os cursos de TI tenham um alto índice de desistência nas universidades. Pensando nisso, a Microsoft, por meio de sua divisão de pesquisas, lançou nesta quinta-feira (15) o Code Hunt, um jogo para a web que ajuda no aprendizado de programação de uma maneira simples e divertida.

O game introduz o jogador às linguagens Java e C#. Para avançar no jogo é preciso resolver enigmas que o jogador é convidado a explorar por meio de pistas e entender o código necessário para “capturá-los”. Em vez de apresentar-lhe um problema e comparar a sua solução para um conjunto de casos de teste fixos, o Code Hunt apresenta uma lousa vazia e um conjunto de resultados em constante mudança, tornando o desafio mais dinâmico à medida que o jogador avança. A pontuação é calculada com base na elegância, isto é, na simplicidade da solução encontrada.

"A diversão é um componente vital para acelerar o aprendizado e manter o interesse no que poderia ser uma viagem longa e às vezes chata para a obtenção de uma determinada habilidade", escreveu Judith Bishop, diretora do Microsoft Research, no anúncio do lançamento.

Achou interessante? Para começar a jogar basta clicar aqui – mas atenção: o jogo exige algum conhecimento prévio da linguagem escolhida (Java ou C#), além de estar disponível apenas em inglês.