Bad Piggies: até os vegetarianos mais radicais vão preferir porco

Por Felipe Santana Felix

Em 2009, a desenvolvedora finlandesa Rovio, depois de publicar cerca de 50 jogos sem emplacar um sucesso, lançou o Mario Bros. da nova geração de games: Angry Birds.

O sucesso do jogo foi tão grande que a desenvolvedora ficou parecendo empresa de um jogo só. Desde o lançamento do primeiro game, a Rovio se restringiu em publicar expansões, como Angry Birds Rio e Angry Birds Space. O único game diferente publicado pela desenvolvedora foi o puzzle Amazing Alex, que não tinha muita coisa de original e menos ainda de empolgante.

Agora a Rovio lança para iOS, Android e PC o que parece ser uma de suas grandes apostas para o ano de 2012.

Bad Piggies faz com que retornemos ao mundo de Angry Birds, onde tudo é colorido, divertido e abarrotado de onomatopeias, só que dessa vez com muito mais bacon que os jogos anteriores.

Porcos sim, galinhas nunca!

Dessa vez os porcos resolveram que podem voar, não importando como. Afinal, não existe nenhum desafio inalcançável para um animal que transforma grama em bacon.

Por se aventurarem em três grandes 'mundos' diferentes, os equipamentos e necessidades dos porcos variam bastante, mas independente da área onde se está, o objetivo principal é o mesmo: fazer com que pelo menos um suíno chegue voando até o ponto final.

Para isso é necessário atravessar um mapa cheio de obstáculos e objetivos a serem cumpridos, em um 'veículo' montado com peças de garagem, lavanderia e bugigangas de ferro velho.

A Rovio teve o cuidado de dar liberdade aos jogadores. Em diversos mapas existe a possibilidade de diferentes formatos de máquinas resultarem no obejtivo principal, porém para obter mais pontos, existem algumas restrições de peças que poderiam facilitar sua vida. No entanto, na maioria dos mapas, é preciso coletar as caixas com estrelas ou chegar ao destino com a dificil missão de não quebrar nenhuma peça. Fazer com que nada exploda antes de chegar até o final é realmente um grande desafio.

E os porquinhos vão descendo a ladeira

Mas não basta montar o carrinho de rolimã e esperar que a mágica aconteça. Em muitos mapas, a utilização de elementos como refrigerante com balinha do tipo 'Mentos', guardachuvas, ventiladores e balões é essencial para subir barrancos e sair voando pelos ares.

O que torna tudo isso muito mais divertido no game é a qualidade com que a Rovio desenvolveu o sistema de gravidade do jogo. Quanto mais elementos envolvidos na construção do veículo, mais pesado ele se torna, e, consequentemente, mais dificil será para alçar voo ou conseguir mais velocidade nas subidas.

Para liberar algumas áreas e obter peças novas no modo sandbox, é preciso evoluir no game por meio da obtenção de estrelas e da aquisição de colecionáveis. Os colecionáveis do game são as caveiras dos porcos mortos na batalha épica contra os pássaros.

Uma bela refeição

Bad Piggies é o game mais complexo de toda a franquia Angry Birds e, sem dúvidas, proporciona a mesma qualidade de diversão do primeiro jogo de sucesso lançado pela Rovio, com um 'agravante' extremamente positivo: é incrivelmente fácil ficar viciado nas onomatopeias suínas que são proclamadas em pleno voo.

Notas:

  • Arte: 93.7
  • àudio : 94.3
  • Jogabilidade: 93,7
  • Conjunto: 95

Nota final: 94

Confira a galeria de imagens do game!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.