Atualização 2.0 do PlayStation 4 trará player USB e mais interatividade

Por Redação | 24 de Outubro de 2014 às 10h00

Os desenvolvedores do PlayStation 4 vêm anunciando nos eventos relacionados ao mercado de jogos nos últimos meses a atualização do sistema para a versão 2.0, que promete trazer novas ferramentas de personalização e uma maior interatividade entre os usuários da PSN.

Segundo a Sony, uma das ferramentas a serem implantadas com a nova atualização - que ganhou o apelido de Masamune e deve ser lançada ainda neste trimestre - é um player de música para dispositivos USB. Com ele, será possível executar arquivos MP3, MP4, M4A e 3GP até mesmo quando outros aplicativos estiverem em execução no console. Ou seja, você poderá ouvir suas músicas preferidas até mesmo enquanto joga.

Há ainda o Share Play, que é a principal aposta da nova atualização em temos de interatividade. Segundo a empresa, a ideia é tornar a experiência multiplayer online em algo mais parecido com jogar em casa com seus amigos. Será possível adicionar seus contatos da PSN em uma partida sem a necessidade de ambos os jogadores possuírem uma cópia do game, por exemplo. E, caso você esteja tendo alguma dificuldade em alguma etapa - aquele puzzle que você já tentou milhões de vezes, ou mesmo o chefe que insiste em não morrer -, também haverá a possibilidade de "passar o controle" para algum amigo jogar por você.

Ainda em termos de interatividade, o jogador ainda poderá contar com o "Players You May Know", um sistema de indicação de contatos baseado em sua lista de amigos na rede.

"O PS4 já está à venda há quase um ano e estamos empenhados em melhorar a experiência do jogador de maneiras totalmente novas", afirma Scott McCarthy, diretor de planejamento de produto e inovação de software da PlayStation, em comunicado oficial.

Outra mudança que já está sendo esperada é a personalização do sistema por meio de temas. Já foram divulgadas algumas das opções que estarão disponíveis e a empresa afirmou que os temas devem unificar a aparência de todos os sistemas PlayStation (PS4, PS Vita e talvez até o do próprio PS3, futuramente).

Temas PS4
Temas PS4
Temas PS4
Temas PS4

Confira as mudanças que já foram anunciadas oficialmente pela companhia.

  • Player USB: usuários do PS4 poderão tocar suas próprias músicas enquanto jogam. Após inserir um pendrive na entrada USB do console, uma nova opção de player de música USB aparecerá;
  • Mudanças de cores: além dos Temas, a nova atualização trará a mudança de cores para o plano de fundo do sistema, com 8 opções de cores;
  • Players You May Know: o PS4 passará a sugerir como amigos em potencial jogadores que você pode conhecer;
  • Melhorias para transmissão ao vivo: o Masamune trará diversas melhorias para as transmissões ao vivo. No aplicativo de broadcasting, os usuários do PS4 agora terão acesso à uma área de destaque, onde ele pode assistir a transmissões de jogadores que estejam em sua lista de contatos e da própria PlayStation, por exemplo, além de qualquer outro canal seguido pelo jogador;
  • Área de Conteúdo e Biblioteca: A área de conteúdo, que mostra os jogos que o usuário jogou recentemente, foi redesenhada para tornar o acesso mais rápido. Agora, a sessão mostrará os 15 principais aplicativos e jogos utilizados pelo jogador. Além disso, a biblioteca deverá contar com novos itens e filtros para facilitar a navegação.
  • Melhorias no comando de voz: os jogadores agora podem dizer "PlayStation" para iniciar comandos e "All Comands" para acessar uma lista com os comandos disponíveis. Novos comandos de voz para a transmissão ao vivo também foram adicionados.
  • Adicionar à biblioteca: os jogos mensais gratuitos da PlayStation Plus terão um botão "Adicionar à Biblioteca" na PlayStation Store. O botão adicionará o jogo à biblioteca sem que seja necessário fazer o download - poupando espaço no HD do jogador.

Uma parceria com o YouTube também deverá permitir o upload de vídeos de gameplay diretamente de seu PlayStation 4, mas nada foi anunciado oficialmente.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.