Análise do Jogo: Alan Wake

Por Ultradownloads
Plataforma: PC, Xbox 360 Desenvolvedor: Remedy Entertainment
Distribuidor: Microsoft Game Studio/Valve Gênero: Ação, Aventura, Tiro em Terceira Pessoa

Você é um grande escritor de livros de terror que, após dois anos sem conseguir produzir um novo trabalho, decide dar um tempo para renovar as energias e passar férias em uma pacata cidade, chamada Bright Falls, em Washington, Estados Unidos.

Tudo está a maior tranquilidade na bucólica vizinhança até que, misteriosamente, algumas coisas estranhas começam a acontecer. Para completar, sua mulher desaparece do chalé onde vocês estavam justamente quando a coisa começa a ficar feia. Você se dá conta que está vivendo um conto de terror que ainda não escreveu, e terá que usar muita astúcia para conseguir se safar vivo. Esta é exatamente a trama de Alan Wake.

Não é difícil entender por que, mesmo após dois anos, esse thriller de horror e suspense foi lançando para PC. Simplesmente porque o game é muito bom. Se você ainda não teve a experiência de curtir Alan Wake nos consoles, aqui vão alguns motivos para dar uma chance ao jogo no PC.

O principal ingrediente do game é a narrativa forte e bem amarrada e atmosfera de terror e suspense constante, que fazem com que o jogador fique ligado a cada passo do protagonista durante as 10, 15 horas de diversão que o game oferece.

Assim como uma série de TV, o jogo é estruturado em capítulos e, quanto mais você vai descobrindo do enredo, mais perguntas vão surgindo. A trama tem algumas reviravoltas, então espere por um final realmente emocionante. Até lá momentos de tensão, medo e algumas risadas vão te fazer companhia a medida que Alan vai investigando a misteriosa Bright Falls.

Seus principais antagonistas serão monstros compostos, basicamente, por uma escuridão poderosa. Para se livrar dos rebentos das trevas, além da tradicional arma de fogo, Alan contará com um lanterna, tão ou mais importante do que a pistola. Seus inimigos tornam-se vulneráveis apenas após serem iluminados e, só assim, poderão ser "mortos".

Dessa maneira, o combate torna-se dinâmico e inteligente. Será preciso ser sagaz na hora de decidir qual inimigo iluminar/destruir e quais artifícios, além desses dois citados, devem ser usados. O clima constante de terror deixa os combates ainda mais interessantes.

Dentre as novidades para o PC, o game terá suporte para efeitos 3D e a possibilidade de jogar em duas telas. Os gráficos não são surpreendentes, mas colaboram para o clima do jogo e, embora a câmera atrapalhe em alguns momentos, não deixam a desejar na maior parte do jogo.

Se você ainda não jogou Alan Wake esta é sua chance de experimentar um game que ajudou a fazer com que os thrillers de terror conquistassem seu espaço no coração dos gamers. Se você já jogou, o único motivo para não jogar novamente é ter medo de voltar a ter pesadelos com Bright Falls. Alan precisa de alguém para guiá-lo na escuridão, será que você será capaz de ajudá-lo?

Gráficos: 9
Som: 8,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9

Nota Geral: 9

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.