Conheça o joystick da Fire TV, o novo dispositivo de streaming da Amazon

Por Redação | 02 de Abril de 2014 às 14h59

A Amazon finalmente apresentou nesta quarta-feira (02) seu novo set-top box para streaming de filmes, programas de TV, jogos e música. Batizado como Fire TV, o dispositivo possui processador quad-core, 2GB de RAM e GPU dedicada.

Confirmando os rumores acerca do assunto, a Fire TV também terá um componente dedicado aos games. O joystick que será utilizado no aparelho é o mesmo vazado recentemente pela Anatel e custará US$ 40 nos Estados Unidos. Entre os parceiros listados pela Amazon na indústria dos games estão nomes como Disney, Gameloft, 2K, Ubisoft e Double Fine. Cada jogo deve custar, em média, US$ 1,85.

O controle possui design semelhante ao do Xbox One e, além de dois analógicos, quatro botões de face e gatilhos superiores, conta também com botões de controle multimídia, como pause/play, avançar e retroceder – que permitem controlar o acesso à músicas e vídeos. Também há um botão para o GameCircle que oferece acesso fácil e rápido às pontuações e conquistas do jogador.

A Fire TV também virá acompanhada de outro pequeno controle remoto Bluetooth para reprodução de mídia e navegação – bem parecido com o da concorrente Apple TV, mas com a adição de um microfone que permite busca por voz. Assim como os tablets da linha Fire da Amazon, a Fire TV possui um software proprietário baseado no Android, mas também usa o HTML5 para facilitar a portabilidade de aplicativos de outras plataformas para a televisão.

De acordo com a revista Time, aplicativos como Netflix, YouTube, Hulu Plus, WatchESPN, Crackle, entre outros, serão compatíveis com o aparelho. A empresa também anunciou que trará seus próprios serviços de streaming, como o Instant Video, para rodar na Fire TV.

Joystick Fire TV Amazon

Imagens: Reprodução / Engadget

Durante sua apresentação, a Amazon fez questão de dar ênfase à capacidade da Fire TV de rodar conteúdos instantaneamente, sem necessidade da tela de buffering. Esse recurso foi batizado pela empresa de ASAP (algo como “o mais rápido possível"), pois prevê o conteúdo que o usuário provavelmente vai querer assistir (como o próximo episódio de uma série, por exemplo) e o deixa pré-carregado no dispositivo.

A caixa multimídia já está sendo vendida no site da Amazon por US$ 99, mas por enquanto não há previsão de lançamento do dispositivo no Brasil ou em outros países.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.