Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores jogos de videogame sobre paternidade e o que é ser um pai

Por| 10 de Agosto de 2019 às 12h45

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Neste domingo (11) comemoramos o Dia dos Pais aqui no Brasil, e naturalmente pensamos em nossos pais nessa data. Mas não é apenas na vida real que a figura paterna é importante: diversos videogames também usam a relação entre pai e filhos como o principal elemento emocional de suas tramas.

Assim, listamos aqui os melhores jogos em que não apenas pais e filhos interagem, mas em que somos obrigados a enfrentar e refletir sobre a própria noção de paternidade e como a relação entre pai e filho é importante para todas as partes e pode não apenas ser definidora de caráter, mas também conter um tipo de amor que é raro de encontrar.

AVISO: Esta lista contém spoilers sobre os jogos aqui citados

God of War

Continua após a publicidade

Quando pensamos em jogos sobre paternidade, um dos primeiro que vem à cabeça é God of War. No mais recente título da franquia, vemos Kratos e seu filho Atreus em uma jornada de descoberta para ambos, onde ao mesmo tempo que Kratos tenta explicar para o filho as responsabilidades de uma divindade e convencê-lo a quebrar o ciclo vicioso de vingança que consome sua família há gerações, Atreus o ajuda a ser mais compreensivo e empático para com as pessoas ao redor, revelando toda uma nova face do guerreiro, que se torna um verdadeiro personagem de uma tragédia.

E, como tragédia, o jogo termina com Kratos fazendo um sacrifício final, abraçando novamente o caminho de assassino de deuses que ele havia jurado abandonar para proteger o filho de se tornar o que ele não queria ser. Ao matar Bauldur, Kratos sabe que está mais uma vez entrando em um caminho de vingança sem volta — e um que ele já não têm mais a mesma ânsia por trilhar —. mas isso impediu que seu filho fosse sugado para o mesmo círculo de vingança do qual ele fez parte a vida toda. Não há mais esperança de mudança para Kratos, mas se isso foi o suficiente para proteger o filho do mesmo destino, tudo valeu a pena — e talvez nada represente melhor a paternidade do que essa determinação de não se importar de sacrificar todos seus desejos mais íntimos para garantir que o filho tenha um futuro melhor.

God of War é um jogo exclusivo para o PS4.

Continua após a publicidade

The Last of Us

Outro jogo em que a paternidade é algo extremamente importante para a obra é em The Last of Us, um dos melhores jogos produzidos não apenas pela Naughty Dog, mas em toda a história dos videogames. Aqui somos apresentados a Joel, um raríssimo caso de pai solteiro que, devido ao início do apocalipse zumbi, vê a filha morrer nos próprios braços, mas que acaba encontrando a redenção anos depois ao conhecer a jovem órfã Ellie.

The Last of Us nos mostra bem como a paternidade pode mudar a vida de um homem. Ao perder a filha, Joel se torna uma pessoa muito mais bruta e sem qualquer esperança; porém, depois de desenvolver uma relação paterna com Ellie, ele passa a novamente se tornar um ser humano completo. E, no fim de tudo, Joel é obrigado a fazer uma escolha cruel: matar a "filha" para salvar o mundo, ou manter ela viva e o mundo que se exploda. Joel acaba escolhendo Ellie, e esse sentimento de valorizar uma única vida mais do que todas as outras é algo que apenas os pais conseguem entender.

Continua após a publicidade

The Last of Us pode ser jogado no PlayStation 3 e no PlayStation 4.

The Witcher 3

Ainda que The Witcher 3 seja um jogo lembrado muito mais pelas intrigas políticas e a caça de monstros, há um outro elemento muito importante por trás de tudo o que acontece no jogo: a relação paternal entre Geralt e Ciri.

Continua após a publicidade

Mesmo que o bruxo não possa ter filhos biológicos, a trama de The Witcher 3 é todo baseada naquela famosa frase “pai não é quem cria ou faz, é quem cuida”. Ciri é a filha biológica do Imperador de Nilfgaard e pertence à linhagem lendária de Lara Dorren, mas é o bruxo de cabelos brancos que ela enxerga e respeita como figura paterna — e é essa relação dos dois que é usada pelos poderosos do continente para manipulá-los. O jogo também consegue demonstrar bem a sensação dos pais que têm problema em aceitar que seus filhos cresceram, pois ao mesmo tempo que Ciri já se mostra muito mais poderosa e capaz do que Geralt, o bruxo ainda se sente compelido a protegê-la como se ainda fosse a garotinha inocente de quando se conheceram.

The Witcher 3 pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Gears of War 4

Continua após a publicidade

A última coisa que esperaríamos de um jogo militar sobre matar criaturas alienígenas e seguir a cadeia de comando é uma trama que mostra uma outra faceta da paternidade, e Gears of War 4 nos proporciona exatamente isso.

O game nos mostra um comum conflito de gerações, onde o relacionamento entre pai e filho está fraturado por conta das escolhas de vida do filho que não são aceitas pelo pai. Mas, mesmo sabendo que o pai está nervoso, J.D. Fenix sabe que sempre pode contar com ele quando a coisa fica feia. Ao mesmo tempo, por mais chateado que esteja com o filho, Marcus sabe que nunca vai conseguir negar ajuda para ele se for um pedido sério. E esse amor e respeito que se sobressai a qualquer briga é algo que apenas a paternidade pode proporcionar.

Gears of War 4 está disponível para Xbox One e PC.

Heavy Rain

Continua após a publicidade

Heavy Rain não é um jogo muito recomendado para os pais porque é bem possível que, se você tem um filho, desligue o videogame logo no começo do jogo por conta do trauma. Isso porque você controla um personagem que não apenas perde um dos filhos no shopping e o encontra prestes a morrer atropelado no próprio dia do aniversário, como meses depois tem o segundo filho raptado por um serial killer.

Ainda que a história seja incrivelmente pesada para quem possui filhos, a ideia que faz com que ela se desenvolva é apenas uma: o que você faria para salvar seu filho? Os jogadores são colocados em cenários impossíveis e precisam descobrir se existe algo que esteja além dos limites quando é seu filho que está em perigo — ou, então, se não existem limites nesse cenário e você poderia literalmente morrer para ter uma chance que seja de garantir que seu filho fique vivo.

Heavy Rain pode ser encontrado no PlayStation 3, PlayStation 4 e PC.