41% dos gamers brasileiros são mulheres, afirma estudo

Por Redação | 04 de Dezembro de 2013 às 14h35

Uma nova pesquisa revelou um insight diferente sobre o mercado de jogos brasileiro. Segundo estudo realizado pelas empresas Sioux e Blend New Research, em parceria com a ESPM, 41% do mercado de jogos brasileiro é composto por mulheres com idade média de 32 anos. É melhor repensar a ideia de que games são coisa de criança.

Os homens ainda são a maioria, com 59%, e também contam com uma faixa etária mais alta, de em média 35 anos. A pesquisa entrevistou 843 pessoas por meio de um questionário online e contou com a participação de jogadores de praticamente todos os estados do Brasil, com exceção do Amapá, Acre, Roraima e Tocantins. Os dados foram publicados pela Info.

Outra constatação do estudo mostrou que os smartphones são uma das plataformas mais populares para quem gosta de jogar. Os celulares aparecem com 73% da preferência, atrás apenas dos computadores, com 85%. Os consoles ficaram em terceiro (66%), seguidos pelo tablets, que registraram 31%, e consoles portáteis, com 21%.

Falando especificamente sobre os smartphones, jogar foi considerada a terceira atividade mais realizada nos aparelhos, atrás de fazer ligações e utilizar redes sociais. O Android foi o sistema operacional mais usado, com 70% da base instalada entre os entrevistados pela pesquisa. Em média, o brasileiro passa duas horas por dia com games.

Entre as mulheres, o estilo considerado preferido foi o de Estratégia, com 22%, seguido de Ação e Aventura ou Desafio, com 20% cada. Já para os homens, Ação e Aventura conquistou o primeiro lugar (23%), deixando Tiro (20%) na segunda colocação.

Com um mercado de smartphones e tablets já consolidado, o Brasil caminha agora para se tornar também uma grande potência no mundo dos games. Um forte exemplo disso é a chegada oficial dos três consoles de nova geração – PlayStation 4, Xbox One e Wii U – em um intervalo de apenas uma semana.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.