10 jogos que praticamente sumiram após serem anunciados durante uma E3

Por Douglas Ciriaco | 13.06.2016 às 14:20

A E3 é a maior feira de jogos eletrônicos do mundo, o que faz do mês de junho sempre o mais aguardado por todos os entusiastas do games do planeta. É lá que aconteceram os grandes anúncios da história da indústria e, apesar do percalços, isso deve continuar acontecendo durante os próximos anos.

Mas a E3 também é palco de muita fumaça. Não literalmente, é claro, mas no sentido de que muitos anúncios bombásticos feitos na feira às vezes levam anos para se tornarem realidade (isso quando não ficam pelo caminho). A E3 2015 não poderia ser diferente e também contou com esse tipo de coisa, com jogos anunciados com um certo alarde que ainda não estão disponíveis para os jogadores.

Como a E3 2016 já está aí, nada melhor do que relembrar alguns grandes games que ainda não passaram da fase de desenvolvimento, mas foram anunciados ao público cedo demais na edição anterior da feira.

1. The Last Guardian

The Last Guardian já é uma lenda. Sucessor espiritual de dois dos maiores clássicos da história recente dos consoles — ICO e Shadow of Colossus —, ele já é esperado há muitos anos. Para o delírio dos fãs, a Sony mostrou um gameplay bem entusiasmante do seu futuro título exclusivo durante a E3 do ano passado. Muita gente celebrou, olhos encheram d'água e, mais do que nunca, a expectativa tomou conta dos gamers ansiosos para colocarem as mãos sobre uma cópia de The Last Guardian.

Porém, desde que apareceu cheio de pompa na E3 2015, o game da Sony infelizmente sumiu do radar das novidades da fabricante do PlayStation. A esperança bate forte para que este ano o game volte a ganhar destaque durante a conferência da companhia japonesa na E3, e é bem provável que isso aconteça. Em resumo: o sonhou não acabou.

2. Final Fantasy VII Remake

Outro título longamente aguardado pelos fãs, o remake de Final Fantasy VII, sem dúvida o título mais celebrado da longa e adorada franquia da Square Enix, foi outro que deu as caras na E3 2015. Um trailer incrível destacava a adaptação gráfica feita pelos desenvolvedores para abusar das possibilidades técnicas dos consoles de oitava geração.

Mas, da mesma forma como aconteceu com The Last Guardian, pouco se falou a respeito de FF VII Remake desde então. Uma novidade aqui e outra ali, mas nada que desse aquilo que os jogadores tanto esperam: a data oficial de lançamento do jogo. Para este ano, muitos apostam que a Square Enix voltará a falar de FF em sua apresentação, mas há quem diga que o game pode ter se transformado em uma continuação. Só saberemos nesta semana.

3. Shenmue 3

A E3 2015 teve ares de nostalgia e outra continuação aguardada pelos fãs era Shenmue 3. Clássico da virada do século, Shenmue foi lançado para Dreamcast e ganhou o coração de gamers de várias partes do mundo. Ano passado, o game bateu a meta de arrecadação na plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter em menos de nove horas, o que sem dúvida mostrava o quanto os fãs estavam dispostos a ver (e a investir em) um novo título da série.

Mas mesmo com o criador do jogo Yu Suzuki afirmando durante a E3 2015 que “Shenmue 3 será a história que vocês estão esperando”, avisando ainda que o destino da série estava na mão dos fãs — e com a turma correspondendo de forma absurdamente rápida e positiva —, nada saiu do papel ainda. Na página do Kickstarter, a última atualização é de 31 de maio e ainda tratava de processos de pré-produção, ou seja, a carência de informações é grande e é pouco provável que alguma novidade apareça na E3 deste ano.

4. ReCore

Um exclusivo do Xbox, ReCore também deu as caras durante a E3 2015 e depois foi parar em uma espécie de limbo. Caso típico de jogo anunciado muito antes da hora, ele é uma aposta certa para dar as caras durante a E3 deste ano. O título é desenvolvido pela Comcept, a mesma companhia responsável pelo malfadado “sucessor espiritual de Mega Man” Mighty No. 9.

Que nós vamos ver mais novidades do game na E3 deste ano, é fato. Contudo, não dá para arriscar que as novidades serão tão objetivas, como preço e data de lançamento. De qualquer forma, seria um grande vacilo da Microsoft apenas requentar notícias antigas e não apresentar nada de concreto para o seu público.

5. Crackdown 3

Tudo indica que Crackdown 3 vai, sim, aparecer na conferência da Microsoft deste ano durante a E3. Recentemente, uma página misteriosa no site do Xbox acendeu o alerta dos fãs, que aguarda ansiosamente pela sequência do jogo desenvolvido pela Ruffian Games e lançado em 2010 para Xbox 360. O problema aqui é que há um pequeno atraso de dois anos: sim, Crackdown 3 foi anunciado durante a edição de 2014 da feira.

De lá para cá, pouca coisa foi dita sobre o game, mas os rumores mais recentes apontam para alguma coisa relacionada a ele sendo lançada ainda em 2016. Então, se você já esperou tanto por Crackdown 3, não custa nada esperar mais um pouquinho.

6. South Park: The Fractured, But Hole

Era até meio óbvio que um jogo bem feito de South Park cairia nas graças do público — e foi o que aconteceu com South Park: The Stick of Truth, lançado pela Ubisoft em 2014 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Segundo o sucesso do game, Trey Parker e Matt Stone, os criadores da série animada mais bizarra de todos os tempos, anunciaram South Park: The Fractured, But Hole durante a E3 de 2015.

De lá para cá, quase nenhuma novidade do game foi divulgada, para a tristeza dos fãs. Sabe-se que a Obsidian, estúdio que desenvolveu o game em parceria com os criadores do desenho animado, não está envolvida no projeto, que agora é tocado por um dos estúdios da próprio Ubisoft. De qualquer forma, South Park: The Fractured, But Hole é uma das nossas apostas para dar as caras na E3 2016.

7. Battlecry

Outro adiantadinho anunciado na E3 lá de 2014, Battlecry era a aposta da Bethesda para entrar na febre dos MOBA. Apesar de muito barulho e expectativa, o jogo demorou a evoluir, ganhou uma Beta no ano passado e, agora, seu site oficial indica apenas que o jogo estará “disponível no PC em 2016”, sem especificar data, preço, pré-venda ou qualquer coisa do tipo.

8. Tacoma

Gone Home foi lançado de 2014 e surpreendeu a todos. Diante disso, era natural a expectativa em cima de Tacoma, gama anunciado durante a E3 do ano passado pela Fullbright Games, a mesma produtora de ambos os títulos. Com uma pegada semelhante à de BioShock, o jogo tinha tudo para levar a desenvolvedora a um voo mais alto, mas tudo ainda não se tornou realidade.

Desde que foi anunciado, Tacoma ganhou poucas novidades e, ao que tudo indica, está juntando poeira e o game foi atrasado para a metade do ano que vem. Não dá para saber se alguma novidade sobre ele será anunciada na E3 deste ano, mas nós estamos na torcida.

9. ION

DayZ foi a grande surpresa do gênero ação-multuplayer-de-mundo-aberto-com-zumbis dos últimos anos. Uma espécie de “Minecraft para adultos”, o game trazia a chance de você criar itens e tentar sobreviver em um mundo pós-apocalipse zumbi no qual as principais ameaças eram os demais jogadores e nem tanto os mortos-vivos.

No último ano, a Bohemia Interactive Studios anunciou ION, uma espécie de DayZ no espaço. A ideia é ambiciosa: levar o mesmo grau de interação e exploração para o espaço, algo ousado e que deve levar a exaustão a equipe de desenvolvimento de uma empresa independente. Diante de tal cenário, é até compreensível a demora — e nos resta torcer para que o projeto não seja abandonado.

10. Mass Effect: Andromeda

Este jogo poderia não estar nesta lista, afinal a BioWare confirmou recentemente o lançamento do game para 2017 e também divulgou um trailer com poucos segundos de gameplay durante a conferência da Electronic Arts no início da noite de ontem (horário de Brasília) na E3 deste ano. Mas o badalado shooter de ficção científica pode figurar nesta seleção por ter permanecido um bom tempo no umbral das novidades, sem muitas informações concretas sobre quando ele estaria disponível para o grande público. Ainda vai demorar um pouco, mas parece que agora a coisa anda.