10 jogos de futebol para tablets e smartphones

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

O futebol é o esporte mais popular do mundo, portanto nada mais justo do que ser popular também quando o assunto é a jogatina eletrônica. As franquias FIFA e Pro Evolution Soccer, por exemplo, são as mais importantes do gênero e também duas das mais duradouras e rentáveis do mundo dos games.

E elas não estão somente nos consoles e no PC, mas também têm versões oficiais para os gadgets portáteis. Mas se engana quem pensa que elas dominam tranquilamente este setor, pois, aqui, estão acompanhadas de uma série de outros grandes jogos que sobrevivem às investidas da Electronic Arts (FIFA) e Konami (PES).

Leia também: Os 10 melhores jogos de futebol para o Facebook

Nós preparamos uma lista vasta com vários jogos, dos tradicionais aos gerenciadores, para você que ama o futebol e quer levá-lo em seu tablet ou smartphone. Confira:

1. UEFA CL PES FLiCK

Jogos de futebol

A Konami criou uma versão bem específica do Pro Evolution Soccer (PES), no qual você deve comandar um time em competições de cobranças de falta. Os tiros-livres estão dispostos aqui das formas mais variadas, com barreira ou sem, de frente ou da lateral e muito mais.

Você precisa deslizar o dedo pela tela e fazer a bola morrer lá no fundo do barbante adversário, acumulando pontos para a sua equipe e levando-a ao topo da Europa — como o título do game deixa claro, este jogo conta apenas com clubes do Velho Mundo. UEFA CL PES FliCK está disponível para Android e iOS.

2. Real Football 2013

Jogos de futebol

Uma das franquias clássicas quando se fala em futebol para smartphones e tablets, Real Football não poderia ficar de fora desta lista. O game traz recursos avançados e ótimos gráficos, além de sempre vir acompanhado de grandes craques do futebol mundial em suas capas.

O jogo se torna cada vez melhor a cada novo lançamento, com novos recursos e um visual sempre aprimorado. Além disso, ele é totalmente gratuito e é desenvolvido pela Gameloft, referência quando o assunto é jogo para mobile. Real Football 2013 está disponível para Android e iOS.

3. FIFA 15 Ultimate Team

Jogos de futebol

Mais de 10 mil jogadores e mais de 500 times licenciados: estes são os dois cartões de visita de FIFA 15 Ultimate Team. O game é uma mistura de manager com tradicional, no qual você contrata jogadores e monta a sua equipe para levá-la ao estrelato dentro de campo, disputando partidas como no videogame.

Mas, se preferir, você pode apenas simular os resultados e assumir apenas posições nos bastidores do mundo da bola. E tudo isso acompanhado da tradição da Electronic Arts na criação de jogos de futebol, ou seja, não tem como dar errado. FIFA 15 Ultimate Team está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

4. First Touch Soccer 2015

Jogos de futebol

Com milhões de jogadores espalhados pelo mundo, First Touch Socer 2015 é mais um game de futebol exclusivo para mobile. Ele apresenta recursos avançados e uma excelente inteligência artificial, criando desafios consistentes para você treinar e testar as suas habilidades futebolísticas.

Para incrementar ainda mais a jogabilidade, ele conta com um desafio diário único, então fique atento para vencer e ganhar itens de jogo com isso. Para quem gosta de manager, este game conta com o Modo Técnico, criado exclusivamente para isso. First Touch Socer 2015 está disponível para Android e iOS.

5. Soccer Stars

Jogos de futebol

Quem é que não gosta de futebol de botão? Se você também é fã desta modalidade clássica da infância de quase todo mundo, então experimente Soccer Stars. O game oferece jogos online contra gamers de outras partes do mundo e um alto grau de personalização da sua equipe.

Além disso, é possível disputar torneios mata-mata para provar que você é mesmo bom na jogatina. O game apresenta regras específicas, então fique atento para se dar bem por aqui. Ele está traduzido para o português, o que facilita bastante sua utilização. Soccer Stars está disponível para Android e iOS.

6. Top Eleven Manager

Jogos de futebol

Outro título clássico do futebol nos mobiles, Top Eleven Manager é um dos mais famosos da atualidade quando se fala em managers. Aqui, você assume o papel do professor e deve treinar sua equipe, escolher quem vai a campo, fazer substituições e determinar a estratégia tática da sua equipe.

Além disso, é responsabilidade sua ir atrás de novos atletas, negociar contratos e também mandar embora jogadores de sua equipe. Seu grande objetivo aqui é se juntar a nomes como Pep Guardiola, José Mourinho e Jurgen Klopp como um dos principais treinadores do planeta. Top Eleven Manager está disponível para Android e iOS.

7. PES Club Manager

Jogos de futebol

Não há como falar em futebol sem deixar Pro Evolution Soccer de lado, inclusive se o assunto é um manager. Recentemente, a Konami lançou o PES Club Manager, mais uma tentativa de entrar no mercado mobile (e também no de games em que você trabalha nos bastidores do futebol).

O game traz mais de cinco mil atletas licenciados e traz partidas épicas em 3D, garantindo um excelente aspecto visual enquanto você luta para levar seu time à glória. PES Club Manager está disponível para Android e iOS.

8. Football Manager Handheld 2015

Jogos de futebol

Principal nome dos jogos de gerenciamento de clubes do mundo, Football Manager também possui uma versão para dispositivos portáteis. Em Football Manager Handheld 2015, você encontra basicamente tudo o que consagrou a franquia em meio aos amantes do esporte bretão.

Então, você já sabe: vá atrás de boas contratações, mantenha os destaques da sua equipe, trabalhe com os jogadores da base e tente montar uma equipe competitiva e vitoriosa. Se conseguir, você coloca seu nome no hall da fama dos principais treinadores do mundo. Football Manager Handheld 2015 está disponível para Android e iOS.

9. Dream League Soccer

Jogos de futebol

Você acha que o treinador do seu time deveria agir de forma diferente ao escalar os jogadores? Você pensa que a postura do seu time em campo poderia ser outra? Então, seus problemas acabaram: em Dream League Soccer isso tudo fica sob sua responsabilidade.

Monte seu elenco, vá atrás de boas contratações, fortaleça seu grupo nos treinos e, depois, coloque tudo em prática em partidas imersivas em 3D, sempre enfrentando adversários com inteligência artificial apurada. Dream League Soccer está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

10. Champ Man 15

Jogos de futebol

O Football Manager (FM) surgiu depois de uma cisão entre a SEGA e a Eidos, responsáveis pelo game conhecido como Championship Manager (CM). A SEGA criou então o FM e a Eidos continuou investindo no CM, mesmo depois de ser adquirida pela Square Enix.

Champ Man é a versão mobile de CM, ainda um dos grandes nomes do mundo dos gerenciadores de futebol. O game conta com 440 clubes de 23 ligas e vários outros recursos avançados para dar vazão ao técnico e manager de futebol que há dentro de você. Champ Man 15 está disponível para Android e iOS.

Conhece algum bom jogo de futebol que ficou de fora desta lista? Então compartilhe a sua dica com todos aqui embaixo, na caixa de comentários.