10 alternativas para quem ficou órfão do Flappy Bird

Por Caio Carvalho | 10 de Fevereiro de 2014 às 17h50

O Flappy Bird não está mais entre nós, pouco mais de seis meses após ser disponibilizado na App Store e na Google Play. O criador do aplicativo, o vietnamita de 29 anos Dong Nguyen, decidiu removê-lo porque não soube lidar com o sucesso estrondoso de sua criação, que alcançou mais de 50 milhões de downloads nas últimas duas semanas.

Basicamente, o jogo consiste em controlar um pássaro dando toques na tela para fazer com que o personagem desvie de canos – uma tarefa nada fácil levando em consideração a dificuldade apresentada em todos os níveis do título. Para quem não quer deixar de lado essa aventura ou ainda não teve tempo de experimentá-la, alguns vendedores oferecem aparelhos com o app instalado a preço de colecionador. Claro que pode ser apenas uma brincadeira, mas só mostra como o jogo conquistou os usuários.

Por outro lado, existem alternativas mais simples e gratuitas para suprir o vício dos órfãos recentes do Flappy Bird, boa parte delas criadas usando a plataforma GameSalad, que oferece de graça vários templates no mesmo estilo do joguinho criado por Nguyen. Separamos algumas dessas opções para você baixar no seu tablet ou smartphone.

Super Ball Juggling

  • Disponível para iOS
Flappy

O jogo é uma das criações de Nguyen. O usuário precisa tocar na tela para não deixar que a bola de dois jogadores de futebol caia no gramado – e isso deve ser feito ao mesmo tempo, o que deixa o jogo mais difícil. Ainda não sabemos se, dessa vez, o desenvolvedor também vai remover o game do ar. Então o jeito é correr para fazer o download.

Clumsy Bird

Flappy

O Clumsy Bird oferece a mesma experiência do Flappy Bird, mas com gráficos melhorados semelhantes aos dos games da franquia Angry Birds. O personagem deve atravessar uma floresta em busca de um dragão malvado que roubou seus ovos e, para isso, precisa atravessar por entre troncos de árvores. Diferente do FB, o título não tem fim, o que pode lhe render boas horas de pontuação e desafios.

Ironpants

Flappy

Ironpants tem conquistado uma boa base de usuários nas plataformas móveis do Google e da Apple. Ao contrário do FB, aqui você controla um herói com calças de ferro que precisa desviar de obstáculos, como caixotes de madeira, para salvar o dia em uma cidade.

Flappy Fish

  • Disponível para PC
Flappy

Com a mesma mecânica do Flappy Bird, o jogo se passa no fundo do mar e pode ser jogado direto pelo navegador. Por essa razão, os controles são um pouco mais lentos e podem causar um certo estranhamento para quem já estava acostumado com o FB.

Já para dispositivos móveis, existem várias alternativas com o mesmo tema aquático. Para Windows Phone e Android, a dica é um outro Flappy Fish, e há também o Flappy Fishbird, disponível para aparelhos equipados com o sistema operacional do Google.

Flappy DragQueen

Flappy

Uma das versões mais criativas, o game foi criado pela drag queen Amanda Sparks. De acordo com a descrição do aplicativo, a personagem precisa agitar os braços para passar por entre vários tipos de drinks, porque "é isso o que drag queens fazem a noite toda".

Fluffy vs Flappy Birds

  • Disponível para iOS
Flappy

Sem muito segredo, aqui você precisa coletar o máximo de moedas ao mesmo tempo em que desvia de vários tipos de obstáculos – tudo isso arrastando o cursor para cima e para baixo na tela. O game também possui um sistema de microtransações que permite comprar novos pássaros com habilidades ainda melhores e destravar novas fases.

Flappy Wings

Flappy

O visual de Flappy Wings lembra bastante o do Flappy Birds original, mas a descrição do aplicativo diz que ele oferece uma fórmula melhorada em relação a seu concorrente. O jogo usa controles simples e conta ainda com uma trilha sonora para diferenciá-lo de seu finado antecessor.

Flappy Pig

Flappy

Um porquinho voador que precisa desviar de troncos de árvores para escapar de um açogueiro. O visual lembra um desenho animado e o personagem principal tem uma expressão cômica, tornando o game bem engraçado.

FlappyDoge

  • Disponível para PC
Flappy

Um dos memes de maior destaque do começo de 2014 é o Doge, um cachorro da raça Shiba Inu que posou para fotos com as sobrancelhas levantadas e as patas posicionadas uma em cima da outra, como se estivesse olhando desconfiado. O bicho ganhou uma versão do Flappy Bird para navegadores que tem os mesmos cenários e desafios. A criação é da Dogetek, empresa que trabalha com Dogecoins.

Crie a sua versão

Se nenhuma dessas opções agradou, você pode optar por criar uma versão própria do Flappy Birds através do Flappy Generator. O site é uma invenção do programador Apolinário Passos, e tem um funcionamento bem simples: é só fazer upload nas imagens que substituem o pássaro e os canos e estará pronto para jogar. A demo da ferramenta mostra a presidente Dilma Rousseff tentando se esquivar das torres do Congresso Nacional.

E você, tem alguma outra versão Flappy Bird que não está na lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.