Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steam Deck OLED pode acontecer, mas não deve chegar tão cedo

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Março de 2023 às 14h08

Link copiado!

Reprodução/Valve
Reprodução/Valve
Tudo sobre Valve

Conversando com o site PC Gamer, o engenheiro da ValvePierre-Loup Griffais confirmou que a companhia também deseja ver uma versão do Steam Deck com OLED, mas que o processo de lançar um modelo como esse não é fácil, como alguns usuários possam pensar. O especialista explica que é necessário selecionar o painel correto, que atenda às necessidades do aparelho em desenvolvimento, além de aplicar otimizações para que tudo funcione corretamente.

Apesar de ter sido amplamente elogiado pelo poder de processamento e a liberdade que o SteamOS dá aos usuários para customizar games e outras funcionalidades do sistema, o Steam Deck recebeu algumas críticas em aspectos como o display. O PC portátil da Valve utiliza um painel IPS LCD que oferece bons ângulos de visão, mas apresenta tonalidades pouco precisas, com baixa cobertura de cores e brilho de baixa intensidade.

A situação se agravou quando a Nintendo anunciou o Switch OLED, fornecendo um painel maior, mais veloz e com cores e contraste muito superior ao LCD que o Switch original utiliza, o que acabou gerando expectativas em fãs do Steam Deck de que poderíamos eventualmente ver uma versão do portátil com OLED. Entrevistado pelo PC Gamer, Pierre-Loup Griffais explica que o procedimento não é tão fácil quanto parece.

Continua após a publicidade

Griffais acredita que as pessoas estão olhando upgrades como a troca de tela de forma incremental, mas diz ser algo complicado. "[...] A tela está no coração do dispositivo. Tudo está vinculado à ela. Basicamente tudo é projetado ao redor de tudo quando estamos falando de um dispositivo tão pequeno. Acredito que isso [a troca do LCD por OLED] seria um trabalho muito maior do que as pessoas pensam ser. [...] Não acho que estamos descartando nada. Mas a ideia de que você só precisa trocar a tela e pronto — seria preciso mais do que isso", afirmou.

Com isso em mente, o engenheiro também explica que a empresa buscava por um painel com grande flexibilidade de configurações, que permitisse, por exemplo, que a taxa de atualização pudesse ser reduzida para poupar bateria. O especialista então revela que o OLED poderia atender a essas exigências, mas sua implementação iria requerer otimizações e adaptações para o hardware do Deck, sendo assim uma mudança que precisa ser "planejada com antecedência".

Continua após a publicidade

"[...] Não há nada sobre LCD vs OLED, tecnologias diferentes de tela que possa tornar [a troca do painel] um empecilho. É sobre como você está projetando todo o sistema, e o que está entre a tela e o SoC [System-on-a-Chip, o processador]", conclui. Como ponto positivo, Griffais reforça o compromisso da Valve com o Steam Deck, discutindo sobre como a companhia tem o desejo de melhorá-lo.

De fato, conforme lembra o PC Gamer, uma nova geração do PC portátil deverá ser lançada futuramente, e é muito provável que esse modelo traga tela OLED. No entanto, não espere ver o sucessor do Deck original tão cedo — em entrevista ao portal Rock Paper Shotgun, Griffais e o designer Lawrence Yang confirmaram que um "verdadeiro Deck de próxima geração" deve levar anos para ser lançado.

Fonte: WCCFTech, Rock Paper Shotgun