Startup desenvolve capacete tecnológico para ajudar a guiar ciclistas

Por Redação | 29 de Junho de 2016 às 10h16

Imagine como seria útil se o capacete utilizado para a segurança do ciclista também agregasse outras funções, como identificar veículos chegando muito próximo à bicicleta, detectar objetos no ponto cego do usuário ou ainda ser capaz de acionar a luz do pisca alerta de acordo com os movimentos do ciclista. Imaginou? Pois é exatamente isso que a Brooklyness, startup de Nova Iorque, está desenvolvendo.

Chamado de Classon Helmet, o capacete tecnológico também pode ser chamado de “capacete inteligente”, uma vez que é capaz de fazer as vezes de copiloto do ciclista. Para colocá-lo à venda no mercado, a companhia espera arrecadar US$ 30 mil por meio de uma campanha no Kickstarter - mas esse valor já foi ultrapassado (e muito!), passando dos US$ 66 mil.

Classon Helmet

O capacete é equipado com duas câmeras posicionadas à frente e na traseira do acessório, que são capazes de detectar movimentos ao redor do ciclista. Por exemplo, se um carro estiver se aproximando por trás, as câmeras captarão esse movimento e seu algoritmo interpretará se o veículo apresenta algum risco ao condutor ou não. Em caso positivo, uma luz posicionada no visor do ciclista começará a piscar, alertando-o do perigo iminente. Além disso, as câmeras também gravam as imagens registradas, que poderão servir para tirar dúvidas caso algum acidente aconteça.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sensores capazes de ler os movimentos do condutor também vêm embutido na estrutura do capacete. Ao fazer um sinal com o braço de que entrará em uma curva, o capacete entenderá o comando e acionará as luzes do pisca-alerta da bicicleta, avisando quem estiver atrás de que o ciclista fará aquela manobra.

O aparelho funciona em sincronia com um aplicativo móvel para que o ciclista confira os status de seu trajeto. O app também serve como um guia de navegação de maneira similar aos GPS utilizados por motoristas. Ao ativar essa função, o software se comunicará com o capacete, exibindo em seu visor luzes indicando exatamente onde o ciclista precisa virar, ou seguir adiante, para chegar a seu destino.

Fonte: Entrepeneur

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.