Startup americana lança assistente doméstico robótico Kuri

Por Redação | 03.01.2017 às 14:05
photo_camera Reprodução

Uma das startups apadrinhadas pela multinacional alemã Bosch, a Mayfield Robotics revelou nesta terça-feira (3) seu novo e simpático robô doméstico Kuri.

O gadget tem como objetivo ser uma alternativa mais amistosa a assistentes conectados domésticos como o Amazon Echo e o Google Home, permitindo interações com outros objetos conectados da casa e controles de voz, mas através de um robô com personalidade própria, ao invés de um acessório estático.

Para isso, além do comando de voz "Hey Kuri", o Kuri é capaz de responder ao toque de usuários – o que deve facilitar seu contato com crianças. O robô também reconhece o rosto de cada um dos membros das famílias e pode ser configurado para reagir de diferentes formas quando ver alguém chegando em casa.

Ao The Verge, Chris Matthews, VP de Marketing da Mayfield Robotics, afirmou que isso permite, por exemplo, que pais configurem o Kuri para enviar uma mensagem de texto com uma notificação assim que seus filhos chegarem da escola.

Para se locomover dentro de casa, o robô utiliza ainda tecnologias de mapeamento a laser, que também funcionam como um sistema de segurança integrado para a residência: através de uma câmera 1080p atrás dos olhos do robozinho, o usuário pode acessar o Kuri remotamente para monitorar suas casa através de um app Android e iOS.

O Kuri esteve em desenvolvimento nos últimos dois anos e ainda deverá receber update com novos funções antes de seu lançamento – já que, por enquanto, ele ainda funciona, em grande parte, apenas como um auto-falante Bluetooth sob rodas com olhos.

A pré-venda do robô começará nos Estados Unidos a partir de hoje. O lançamento oficial deve ocorrer até o final do ano, quando o Kuri será comercializado por US$ 699 (aproximadamente R$ 2.275).

Via: The Verge