Spector: conheça o gadget que reconhece fontes e cores em fachadas

Por Redação | 01.08.2016 às 07:43
photo_camera Fiona O'Leary

Os problemas com a identificação do nome da música que você ouviu no rádio ou no filme, ou até mesmo de quem a interpreta, acabaram com a chegada do Shazam. O aplicativo não só reconhece qual música está tocando como também toca a música na íntegra.

Mas se a necessidade não é de música, mas sim decifrar quais são os tipos, cores e fontes encontrados em panfletos ou marcas, por exemplo, também não é mais um problema. A designer Fiona O'Leary criou um gadget chamado Spector, que identifica fontes (incluindo os tamanhos) e também cores - mostrando inclusive os valores em RGB e CMYK.

spektor

O protótipo - que segundo a designer é funcional - possui uma câmera que fotografa o tipo de fonte que a pessoa gostaria de ter, mas não sabe o nome, e faz um reconhecimento online para buscar informações sobre ela. O mesmo funciona para cores, bastando apontar o Spektor na direção da cor desejada para que ele faça uma busca na web por informações sobre aquela cor.

spektor

Apesar da ideia inovadora, o gadget ainda não está disponível no mercado, o que significa que os designers e quem trabalha com tipografia continuarão a ter um pouco mais de dificuldade para encontrar aquela fonte que foi vista na fachada de um museu, por exemplo. Por ser uma versão experimental, Fiona criou apenas uma unidade para testes, e não há informações sobre se o gadget ficará realmente disponível para a compra ou se entrará em campanha de financiamento coletivo em breve.

Fonte: B9, Spector