Sony grava vídeo incrível de realidade virtual para promover PlayStation VR

Por Redação | 14.02.2017 às 21:53

A Sony lançou recentemente o PlayStation VR, seu headset de realidade virtual, e está bastante empolgada com as inúmeras possibilidades que a tecnologia pode nos trazer. Para promover o novo gadget, a empresa criou um vídeo para mostrar que, assim como a imagem, o som também precisa ser realista para gerar uma imersão perfeita.

No vídeo, o usuário pode "andar" por um salão onde um dueto de piano e violino toca, e ali sentir o realismo dos instrumentos a cada passo, com o som "se movendo" à medida que o usuário se desloca pelo ambiente. Para criar o conteúdo, a japonesa convidou o conceituado violinista Joshua Bell para gravar uma sessão em estúdio, com câmeras e microfones posicionados em 360 graus.

Veja também:

Para criar a ambiência necessária para que o PSVR traduza o que está ocorrendo no salão, a Sony usou várias câmeras FDR-X1000V para capturar o vídeo, para posteriormente renderizar tudo em três dimensões. Para o som, a empresa usou microfones minuciosamente posicionados, para captar quaisquer mudanças à medida que o ouvinte se desloca. Sendo assim, se você se mover para perto do artista, vai ouvir o som com muito mais detalhes e mais alto do que se sair andando para longe dele.

Além da intensidade do som, os efeitos também foram cuidadosamente captados para o PSVR: como os músicos tocam em um salão, as profundidades de reverberação também variam de acordo com a posição do espectador.

A companhia explica que capturar algo como um duo tocando em um salão exigiria muito mais equipamento. Mas graças à tecnologia de suas câmeras, ela conseguiu documentar o evento de maneira mais simplificada e traduzir com sucesso a sensação de realismo dentro da realidade virtual.

Para os sortudos que já têm um PSVR em mãos, o conteúdo pode ser curtido de graça, na íntegra. Mas pra quem ainda só ficou na vontade, o jeito é se contentar com o making of da brincadeira, no vídeo abaixo:

Fonte: Sony, via Engadget