Pulseira dá choques elétricos em usuário que estiver gastando muito dinheiro

Por Redação | 18.05.2016 às 20:58

Comprar compulsivamente e não ter dinheiro suficiente para se manter até receber o próximo pagamento é uma constante na vida de muitas pessoas que não têm lá muito controle sobre sua situação financeira. Para ajudar esses consumidores a controlar melhor esse mau hábito, uma companhia britânica especializada em soluções financeiras desenvolveu um serviço bastante inusitado: aplicar choques de 255 volts quando o saldo bancário estiver abaixo do limite estipulado.

Quem está por trás da novidade é a Intelligent Enviroments, que utiliza a pulseira Pavlok para aplicar os choques elétricos no “gastão”. A pulseira, que foi descrita por seu criador como um “treinador pessoal em seu pulso”, foi desenvolvida há cerca de dois anos com a finalidade de ajudar as pessoas a combaterem hábitos nada saudáveis, como exagerar no fast food, fumar excessivamente ou gastar muitas horas no videogame. A Pavlok também tem o poder de bloquear o acesso ao smartphone e fazer o usuário pagar uma multa para acessá-lo novamente, ou ainda funcionar como um despertador infalível, e a intensidade do choque pode ser regulada pelo próprio usuário.

pulseira Pavlok

Por ser um sistama construído com uma API aberta, outros desenvolvedores são capazes de integrá-lo com aplicativos e é exatamente o que a Intelligent Enviroments decidiu fazer para ajudar seus clientes a gastarem menos dinheiro com coisas supérfluas. Funciona assim: o usuário instala o aplicativo da companhia e estipula um piso para manter sua conta em ordem. Ao atingir esse limite, a pulseira entra em ação.

Levar choques em seu corpo pode parecer uma medida um tanto quanto extrema para controlar melhor suas finanças, mas David Webber, presidente da companhia, explicou em entrevista à BBC de Londres que o usuário pode desativar o dispositivo a qualquer momento. Veja como o produto funciona:

Fonte: BBC