Pesquisadores criam tatuagem eletrônica que monitora emoções

Por Redação | 12 de Julho de 2016 às 10h29

Pesquisadores especializados em nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram uma "tatuagem" eletrônica que monitora os movimentos musculares faciais. Construído com um eletrodo de carbono e revestido por um polímero que utiliza nanotecnologia para melhorar o desempenho do eletrodo, o aparato se fixa à superfície da pele graças a um adesivo e, segundo os pesquisadores, é de grande utilidade em diversas áreas da medicina e dos negócios.

Os dados recolhidos pela "tatuagem" podem ser utilizados para monitorar expressões faciais através dos sinais elétricos que passam pelos músculos do rosto. De acordo com os pesquisadores, testes preliminares mostram que ele pode gravar um sinal forte e constante por horas a fio sem irritar a pele.

"Pesquisadores de todo mundo estão tentando desenvolver métodos de mapeamento de emoções através da análise de expressões faciais, principalmente por meio de fotos e softwares inteligentes", disse Yael Hanein, um dos pesquisadores que desenvolveu o dispositivo. "Mas, o nosso eletrodo de pele fornece uma solução mais direta e conveniente".

Ele afirma que o adesivo é uma ferramenta bastante útil para quem quer acompanhar as emoções das pessoas. Ele será utilizado para monitorar a atividade muscular de pacientes com doenças neurodegenerativas no Tel Aviv Medical Center. "Nossa tatuagem permite que os pacientes continuem com suas rotinas diárias, enquanto o eletrodo monitora sua atividade muscular e nervosa", disse Hanein. "A ideia é colar e esquecê-la", acrescentou.

Ainda segundo Hanein, "os dados fisiológicos medidos em músculos específicos podem ser utilizados, no futuro, para indicar o estado de alerta dos motoristas na estrada, identificar parentes em reabilitação após um acidente vascular cerebral ou ainda serem usadas em lesões cerebrais para ajudar no aperfeiçoamento do controle muscular".

Via TechRadar

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.