HoloLens da Microsoft permite teletransporte virtual em tempo real

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 16h00

Apesar do teletransporte físico ainda ser possível apenas nos roteiros de ficção científica, muito em breve nós poderemos aparentar estar em dois lugares ao mesmo tempo, tudo isso sem desafiar nenhuma lei da física. Explicando: a Microsoft está lançando o HoloLens, um dispositivo de realidade aumentada que é capaz de reproduzir um indivíduo em um holograma 3D. Ou seja, a pessoa poderá estar fisicamente no conforto de seu lar, mas, ao mesmo tempo, participando de uma reunião de negócios na companhia onde trabalha.

HoloLens

Esse sistema de teletransporte virtual foi apelidado pela companhia de “Holoportation” e funciona com várias câmeras 3D para capturar a pessoa e objetos do cenário nos mais diversos ângulos, levando, então, essas imagens para o HoloLens da pessoa receptora da transmissão. Então sim, para que o holograma seja devidamente visualizado, é preciso que todos estejam utilizando um HoloLens da Microsoft.

HoloLens

Por enquanto, o produto está disponível apenas para desenvolvedores testarem a novidade, cujo envio começará a ser realizado a partir do dia 30 de março para quem estiver disposto a desembolsar US$ 3.000 na aquisição. E por falar no dia 30, é nessa data que acontecerá a Build 2016, conferência anual da Microsoft voltada a desenvolvedores em São Francisco, nos Estados Unidos. Algumas novidades interativas como o Live Tiles serão apresentadas na ocasião, e é esperado que a companhia fale um pouco mais sobre o novíssimo HoloLens.

No seguinte vídeo, a Microsoft explica um pouco melhor o funcionamento do dispositivo:

Fonte: Microsoft Research