Nintendo Power Glove é modificada para controlar drones

Por Redação | 07.06.2016 às 15:45

A Nintendo Power Glove é uma verdadeira relíquia dos anos 90, o que acabou a tornando, também, uma desafiadora favorita de hackers de todo o mundo. E, agora, a mais nova interação do periférico com novas usabilidades permite que ele seja usado para controlar drones apenas com os movimentos da mão e dedos, mais ou menos como deveria ser nos jogos originais do Nintendinho, só que sem a parte de não funcionar.

Isso se deve ao fato de que sobrou praticamente apenas a carcaça da Power Glove original. Responsável pela modificação, Nolan Moore (à direita, na imagem acima), substituiu todos os componentes originais por peças modernas, que vão desde sensores de movimento até antenas para envio de sinais. Dispositivos de detecção estão colocados nos dedos e no punho, por exemplo, com os gestos sendo convertidos em comandos para o drone.

Apontar para cima ou para baixo, por exemplo, faz com que o quadricóptero levante voo ou aterrisse, enquanto a palma da mão aberta o mantém planando. Girar a mão controla a direção do voo, enquanto o indicador para frente, junto com um movimento, faz com que o drone rode em seu próprio eixo.

O dispositivo foi exibido durante a Bay Area Maker Faire, uma feira de inventores e produtos que acontece anualmente em San Francisco, nos Estados Unidos. Uma vez que os controles ainda são um pouco erráticos, Moore mostrou o protótipo de dentro de uma grade de proteção de forma a garantir a segurança plateia composta majoritariamente por crianças.

Apesar de todo o interior do equipamento ter sido substituído, o direcional digital e botões da Power Glove acabaram ganhando um efeito semelhante ao existente nos idos dos 8-bits — ligar ou desligar o drone. Em sua função original, eles serviam para configurar o acessório de acordo com o título que seria jogado no Nintendinho. Depois disso, entretanto, todas as ações eram feitas a partir de movimentos do jogador.

Fonte: Hackaday