Microsoft lança termostato integrado à assistente virtual Cortana

Por Redação | 20.07.2017 às 11:33

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (19) um novo termostato controlado por sua assistente virtual Cortana. Batizado de GLAS, o aparelho tem a capacidade de ajudar o usuário respondendo perguntas e interagindo para exibir informações e controlar algumas tarefas. O dispositivo foi desenvolvido em parceria com a Johnson Controls, que ficou responsável pela construção e pelo belo design do gadget.

O termostato conta com uma tela sensível ao toque, display transparente e capacidade de se integrar às redes de IoT. Na tela, os usuários poderão controlar a temperatura do ambiente, consultar os consumos de energia dos equipamentos conectados, informações do calendário, lembretes e a qualidade do ar.

O GLAS também conta com um conjunto de sensores que detectam a presença de pessoas nos cômodos da casa para auxiliar na economia de energia dos aparelhos conectados, como luzes, aquecedores condicionadores de ar. O dispositivo é equipado com Windows 10 IoT Core, versão do sistema operacional desenvolvida para gerenciar aparelhos da Internet das Coisas. Como o GLAS conta com a assistente Cortana, é possível acionar o aparelho e realizar ações apenas com comandos de voz, além de ser notificado e lembrado de compromissos e tarefas com a voz da assistente virtual.

A Microsoft não revelou as demais especificações do aparelho, nem anunciou o preço e a data para o início das vendas. No entanto, é esperado que o GLAS seja vendido por um valor próximo ao concorrente Nest, da Google: cerca de US$249.

A companhia de Redmond já havia anunciado anteriormente intenções de inserir a Cortana em vários dispositivos domésticos, assim como no GLAS. Deste modo, é provável que novos aparelhos sejam lançados integrados à assistente virtual da companhia.

Fonte: The Verge